A BMW Motorrad já começou a campanha de divulgação da R 1300 RT, terceiro modelo da linha Boxer, com o enfoque nas viagens em asfalto. O lançamento acontece na próxima semana.
Assim como a R1300GS e R1300RS, a nova BMW R1300RT será equipada com o novo motor Boxer ainda mais potente de 1.300 cm³ que desenvolve, 145 cv (107 kW) de potência máxima a 7.750 rpm e 149 Nm de torque máximo a 6.500 rpm.
Enquanto a GS é orientada para fora do asfalto e a RS para quem fica na cidade, a RT é concebida àqueles que desejam viajar no asfalto com muito conforto e tecnologia. Não por acaso, a motocicleta rivaliza com as grandes cruisers da Harley-Davidson nesse estreito segmento.
Além do motor novo, portanto, espere uma nova carroceria, mais estreita e aerodinâmica em virtude do motor (que é mais leve e compacto) e uma grande dose de equipamentos de ponta, como o controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares frontais e traseiros, anticolisão.
A R1300RT provavelmente também terá disponível o novo câmbio automatizado ASA, um sistema com atuadores eletromecânicos que dispensa o manete de embreagem e transforma a motocicleta em automática se assim o piloto quiser. A troca ainda pode ser feita manualmente.
Também espere o enorme painel TFT de 10 polegadas desenvolvido com a Bosch, conectividade entre a motocicleta e o celular, suspensão semi ativa com regulagem automática em tempo real, monitoramento da pressão dos pneus, manoplas com aquecimento e muito mais.
Na linha Boxer, a R1300GS vende muito mais do que as outras, mas na Europa, suas irmãs também têm um público fiel. Além disso, quase todos os serviços de emergência e governamentais utilizam a RT. Isso limitará, em parte, a renovação da aparência.