A BMW Motorrad apresentou hoje (29) a nova R 1300 RT. A versão touring da linha foi completamente renovada ganhando o novo “boxer” de 1300cc da marca, uma nova carroceria e eletrônica.
A R1300RT chega para substituir a R1250RT, em atividade desde 2019. Assim como as já lançadas R1300GS e R1300R, a motocicleta conta agora com o famoso motor de dois cilindros contrapostos de exatos 1.300 cm³ que entrega 145 cv a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.500 rpm.
Ele é ancorado por um novo chassi de chapas de aço e um subchassi de treliça de alumínio. A altura padrão do assento é de 780 mm, proporcionando aos motociclistas uma base mais segura ao segurar o peso líquido de 281 kg já pronta para rodar.
A suspensão é feita por um sistema Telelever dianteiro e um Paralever traseiro com ajuste eletrônico, com curso de 149 mm/158 mm, respectivamente. A conexão com o solo é feita por novas rodas de alumínio fundido de 17 polegadas, 1,4 kg mais leves do que o modelo anterior.
Para frear, a moto conta com discos de 310 mm na dianteira, mordidos por pinças de quatro pistões radiais. Na traseira, o único disco de 285 mm é agarrado por uma pinça de pistão duplo. O sistema de ABS é integral e sensível ao ângulo de inclinação.
Mas o que chama atenção mesmo é a carroceria. Para garantir conforto em condições climáticas adversas, a moto tem um imenso para-brisa e pode vir com defletores de vento variáveis (opcionais) para melhor proteção ou deliberadamente refrescar os ocupantes com ar fresco nos dias quentes.
A ergonomia também foi revisada. O guidão agora está ligeiramente mais à frente para atrair o piloto para a roda dianteira e, ao mesmo tempo, gerar uma maior integração para viagens de longa distância sem sacrificar o conforto.
A parte eletrônica é farta. A R1300RT vem com suspensão semi-ativa (Dynamic ESA), o já mencionado ABS em curvas, para-brisa ajustável eletricamente, vários modos de pilotagem e de controle de tração. Tudo é visualizado no painel digital TFT de 10,25 polegadas com conexão com o smartphone e manuseado por comandos no punho esquerdo.
Opcionalmente, a R1300RT ainda pode ter faróis de LED adaptativos, manoplas e assento com aquecimento, controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares e o novo câmbio automatizado (ASA), que dispensa o manete de embreagem e pode transformá-la em uma motocicleta automática.
Pronta para viajar, a motocicleta vem com um par de alforjes rígidos laterais de 27 litros cada, que podem aumentar para 33 litros com os modelos da vasta lista de acessórios da marca, além de top cases de 39 e 54 litros, este com um encosto para o garupa.
O início de entregas está previsto para começar na Europa em junho de 2025 por cerca de 23.000 euros, o que pode aumentar de acordo com a região e com os opcionais inclusos. Sua chegada ao Brasil não é certa, mas pode acontecer no próximo ano.





