A BMW Motorrad não quis esperar e no mesmo dia em que apresentou a touring R 1300 RT apresentou também a sport touring R 1300 RS completando a nova linha com o motor Boxer da marca.
Assim como a R1300R e a R1300RT, a R1300RS conta agora com o mesmo motor de dois cilindros contrapostos inaugurado na R1300GS em 2023. Um engenho mais leve e compacto, porém com maior potência, 145 cv a 7.750 rpm e 149 Nm de torque a 6.500 rpm.
Mas a BMW foi além e desenvolveu um chassi totalmente novo, concentrado mais perto do centro de gravidade para melhor manuseio, com um chassi principal de chapa de aço mais compacto substituindo o antigo design tubular.
Um novo subchassi de alumínio, rodas mais leves e um amortecedor traseiro Evo Paralever revisado também ajudaram a refinar a R 1300 RS, embora, apesar dos esforços, o peso em ordem de marcha seja um pouco mais pesado que o de sua antecessora, 245 kg.
Na dianteira, o sistema Telelever foi substituído por garfos de 47 mm com ajuste eletrônico de série. As novas rodas com raios vazados, que são 1,4 kg mais leves do que antes, também contribuem para a dinâmica rejuvenescida da RS, que de acordo com a BMW, pode se comportar como esportiva.
A frenagem é garantida com o mesmo sistema da R1300RT e R1300R, ou seja, dois discos de 310 na roda dianteira que são agarrados por pinças de quatro pistões radiais. Atrás, o disco de 285 mm com pinça de dois pistões dá conta do recado. O ABS atua em curvas também.
A ergonomia foi alterada para uma posição de pilotagem mais aguerrida. Os apoios para os pés agora estão um pouco mais para trás, o guidão está mais plano e posiocionado mais a frente. Ainda assim, a motocicleta deve ser confortável para viajar. A altura do assento padrão é de 790 mm.
A iluminação é controlada por um farol de LED de câmara dupla. Três modos de pilotagem vêm de fábrica (Rain, Road, Eco), com o pacote Pro adicionando Dynamic e Dynamic Pro, além de pré-seleção de modos de pilotagem e controle de tração personalizável.
O controle de cruzeiro adaptativo, baseado em radares, também está lá, assim como o câmbio automatizado (ASA), que dispensa o manete de embreagem e pode deixar a motocicleta automática. Os opcionais incluem luzes de curva adaptáveis, manoplas e assento com aquecimento.
Uma vasta gama de acessórios está disponível, como um conjunto de malas (com travamento central elétrico) oferecendo um espaço de armazenamento cavernoso de 104 litros. Coisa de carro. Há também diferentes tipos de assento para maior conforto e muito mais.
A BMW R1300RS chega primeiro ao mercado europeu em julho de 2025 nas cores Racing Blue padrão, Triple Black, Performance e Option 719 Cuyamaca com o preço na Alemanha partindo de 17.000 euros. O que pode subir facilmente de acordo com os opcionais e a localização.











