A BMW fez mais uma demonstração prática do quão longe a sua tecnologia de impressão 3D chegou. No evento anual “GS Trophy”, realizado entre 3 e 10 de junho, a marca alemã produziu capas de radiador personalizadas para os modelos R1200GS que competiram.
O “BMW Motorrad International GS Trophy” é uma competição anual onde pilotos e clientes são colocados em equipes para enfrentar vários desafios pela Mongólia. Na edição desse ano, 2.350 quilômetros foram percorridos e a África do Sul ficou no topo, seguida dos Estados Unidos e França.
Além proporcionar experiências de uma vida, o GS Trophy também é uma vitrine de publicidade para a R1200GS assim como suas tecnologias. Dessa vez, o objetivo era enfatizar os benefícios da impressão 3D e cada uma das 114 motos presentes foi equipada com capas de radiador contendo o nome do piloto, numero e logotipo impressos através da nova técnica.
No processo de fusão a laser, o pó de alumínio é fundido por “lasers poderosos”, de acordo com a BMW. Como não são necessárias ferramentas, cada componente produzido pode ser diferente e as partes resultantes muito resistentes. Um processo de fresagem adicional foi usado para criar maior contraste e qualidade de superfície do projeto.
Como lembrança, as capas de radiadores personalizadas foram entregues aos participantes na cerimônia de premiação. Alem da impressão 3D, a BMW está divulgando a capacidade de produzir fibra de carbono em larga escala, graças à uma nova técnica de produção.