Assim como a Harley-Davidson, a BMW Motorrad pretende revolucionar sua linha no começo da próxima década. Nove novos modelos da marca alemã serão vistos até 2020, alguns deles inéditos. Confira aqui o que deveremos ter pela frente.
A primeira certeza é uma nova geração da S1000RR. Protótipos já foram flagrados em teste e a equipe Althea-BMW, que compete no Mundial de Superbike já confirmou sua chegada para o final desse ano, provavelmente no Salão de Milão.
A esportiva alemã, que ainda é referência no segmento, deve conter melhorias aerodinâmicas, mecânicas e principalmente eletrônicas, com um maior nível de conectividade e um novo painel digital inteiramente em TFT, como já está disponível na R1200GS.
A nova S1000RR também significa que meio caminho já está percorrido para uma nova S1000R e S1000XR. A naked e a crossover de 1 litro são basicamente as mesmas desde seu lançamento em 2015. Sua chegada ao mercado, no entanto, só deve acontecer em 2020.
Outra opção lógica é uma nova F850R. A naked bicilíndrica não recebe um grande upgrade há um bom tempo e a BMW não deverá manter o atualizado motor das recém-lançadas F750GS e F850GS apenas com as duas big trail.
Além disso, o segmento das naked médias é igualmente concorrido, atualmente disputado a tapas por Yamaha MT-07, Triumph Street Triple 765, KTM 790 Duke e Kawasaki Z650, todas mais modernas e competitivas que a atual F800R. É natural que a BMW queira aumentar a sua participação nesse mercado.
Quem também clama por mudanças é a R1200R. De acordo com a imprensa europeia, a BMW estaria muito interessada em oferecer uma rival para a Ducati Diavel, grande sucesso da marca italiana. A roadster com o mesmo motor “Boxer” da R1200GS seria a plataforma perfeita para isso.
Aliás, segundo alguns especialistas, a BMW poderia retornar ao mercado custom, ausente desde 2004 com a R1200C. Há cerca de dois anos, Nicolas Petit, designer da Wünderlich esboçou uma ilustração bem interessante, chamada simplesmente de R1600C. No entanto, ainda restam três modelos inéditos. O que você acha que vem pela frente?
Depois de vários anos em uma ascensão impressionante, as vendas da BMW Motorrad estancaram no segundo trimestre de 2018. A solução lógica para continuar crescendo é a ampliação da linha, o que também já estava previsto desde 2013, quando eles se associaram ao conglomerado indiano TVS Motors e construíram novas fábricas, inclusive no Brasil.