A mais recente patente da BMW revela os planos da marca alemã em introduzir asas móveis na M1000RR. O recurso, proibido na MotoGP, permite reduzir o arrasto indesejável na reta e maximizar a aderência nas curvas.
As asas já estão bem estabelecidas como uma forma de obter força descendente em motocicletas de corrida. Elas reduzem a tendência dessas motos ultra potentes de levantar a roda dianteira do solo ao mesmo tempo em que aumentam a aderência nas curvas.
Mas a tarefa de obter downforce utilizável nas curvas é muito mais difícil graças ao fato de as motos se inclinarem violentamente. Existem soluções, como as carenagens com efeito solo utilizadas pela Ducati na MotoGP, mas elas não são a resposta ideal para o problema.
A solução ideal seria criar asas móveis, que permanecem paralelas ao solo, mesmo quando o resto da moto se inclina. Só que esse recurso é proibido há anos na MotoGP, justamente porque as motos ficariam rápidas demais expondo os pilotos a acidentes de proporções inimagináveis.
Mas a BMW não compete na MotoGP, mas no WorldSBK, que tem uma perspectiva diferente. Esse tipo de aerodinâmica ativa é permitida se uma empresa quisesse utilizá-la, desde que o mesmo equipamento seja instalado como padrão no modelo de produção.
“Para peças aerodinâmicas ativas ou dinâmicas SOMENTE o mecanismo homologado padrão pode ser usado. A amplitude de movimento deve ser a mesma usada pela máquina rodoviária homologada em uso normal – não o máximo mecânico“, diz o livro de regras do campeonato.
A patente não entra em muitos detalhes sobre os sistemas mecânicos ou elétricos necessários para operar os winglets, mas não é difícil imaginar que, uma vez que as centralinas eletrônicas já são capazes de operar diversos parâmetros, conseguiria lidar com mais este.
Instalar asas inteligentes pode dar uma vantagem substancial à M1000RR, agora que a moto parece estar em boas mãos com o piloto Toprak Razgatlioglu. Se as vitórias se confirmarem, isso também renderia um marketing formidável ao modelo nas concessionárias.
Além disso, os rivais ficariam paralisados em como teriam que proceder em resposta. Lembre-se, só podem usar aerodinâmica ativa se as motos de estrada também a possuírem. Ou crie sistemas diferentes o suficiente para evitar a patente existente ou licencie a ideia da BMW.