Foi flagrado rodando em testes um protótipo de BMW R18 que tem tudo para ser uma nova versão da motocicleta, melhor preparada com acessórios para pegar a estrada.
Apresentada em abril, a BMW R18 não teve o destaque que merecia já que o planeta, apavorado com a pandemia de Coronavírus, não estava no melhor humor para apreciar uma custom que incitava pegar a estrada em tempos de lockdown.
O modelo, no entanto, é recheado de qualidades, a começar pelo imenso motor “boxer” de 1.800cc, capaz de entregar 92,2 cv de potência e 15 quilos de torque a meros 2.000 rpm. Um largo guidão e pedaleiras avançadas permitem sentir a brisa com tranquilidade.
Aos que viajam por longas horas, essa brisa pode tornar-se incômoda e, pensando nisso é que se encaixa o protótipo das fotos, praticamente idêntico ao modelo original, apenas com a adoção de alguns acessórios, o mais óbvio deles o para-brisa alto.
Outras mudanças também são notadas. Enquanto na R18 os piscas são presos no guidão, no protótipo estão fixados ao sistema de montagem do para-brisa que contém ainda um par de faróis auxiliares cromados e redondos.
Os escapamentos tem um formato mais cilíndrico e ponteiras convencionais substituem os silenciadores “rabo de peixe” característicos da R18. As rodas raiadas também parecem ter um design mais minimalista (leia-se menos raios).
Não é a primeira vez que vemos o protótipo por aí. A mula de testes já havia sido flagrada em outubro de 2019 e novamente em março desse ano. Achávamos que a BMW ia apresentar a versão com as demais em abril, o que não aconteceu.
Confirmada ainda no início de 2019 e apresentada como conceito meses depois, a R18 vem sendo explorada muito calmamente pela BMW. O lançamento na nova versão, portanto, é uma incógnita, mas deve acontecer nos próximos meses.
Podemos esperar esse modelo no Brasil? O segmento custom sempre fez sucesso por aqui, como demonstra a quantidade de Harley-Davidsons nas ruas. A BMW também tem a sua clientela fiel e a confirmação da igualmente viajante R1250RT sugere que há mercado para a R18 no país. O que nem sempre é uma garantia, vide o caso Yamaha Ténéré 700…