A BMW pode seguir os passos da Ducati Multistrada e apresentar uma R 1250 GS ao final do ano. Além do aumento na cilindrada, a icônica Big Trail teria níveis mas baixos de ruído e uma maior potência, chegando aos 135 cv.
Lançada originalmente em 2004, a R1200GS tornou-se em um fenômeno de vendas e responsável pelo nascimento de um novo segmento: o das trilheiras de grande porte, capaz de encarar viagens longas em todos os tipos de terreno com muito conforto.
É claro que a concorrência não ficou parada e nos últimos 14 anos, surgiram diversas opções interessantes, como KTM 1290 Super Adventure, Yamaha XT1200Z Super Ténéré, Honda CRF1000L África Twin e Ducati Multistrada.
Você sabe que acertou em sua estratégia quando a concorrência passa a imitá-lo. A Multistrada, resposta italiana para a R1200GS, teve a sua cilindrada aumentada no ano passado de 1200 para 1260cc no ano passado, além da introdução de um novo comando de válvulas variável, atingindo sucesso imediato.
Agora, de acordo com os britânicos do BikeSocial, a BMW pretende fazer a mesma coisa aumentando a capacidade cúbica do motor “Boxer” de 1.170 cm³ para 1.254cm³, um crescimento de 84cc. Em termos de desempenho, isso significa 100kW ou 135 cv a 7.750 rpm, cerca de dez cavalos a mais, nas mesmas rotações.
Essa tem sido a opção mais viável dos fabricantes para enquadrar os modelos às novas normas antipoluição europeias (o Euro5 passa a vigorar em 2020), sem perdas de potência. Mantendo a mesma cilindrada e tendo que acrescentar catalisadores maiores nos escapamentos, o decréscimo de desempenho seria inevitável.
Isso fica comprovado nos documentos em que tiveram acesso, na qual revela-se níveis de ruído substancialmente inferiores. Enquanto a R1200GS atual produz 92 decibéis em sua passagem, a nova R1250GS gera apenas 88 dB, o que indica a existência de um novo sistema de exaustão, embora mudanças no cabeçote e no virabrequim também possam abafar o barulho do motor.
Os britânicos também apontam que existe a possibilidade para a introdução de um mesmo comando de válvulas variável na R1250GS, mas essa informação ainda não foi confirmada. O chassi não será alterado significativamente. As medidas são pouco diferentes, com o modelo 2019 levemente mais estreito (895mm contra 980mm do modelo atual) e a versão Adventure 15mm mais longa.
O peso total, por outro lado, pode subir mais um pouco, passando de 244 kg para 249 kg na R1250GS e de 263 kg para 268 kg na R1250GS Adventure. O que teria provocado esse aumento de cinco quilos em ambas as versões? Provavelmente os novos catalisadores do escapamento e o comando de válvulas variável.
Assim como a Ducati, a BMW Motorrad também parece ter atingido o auge de vendas de seu catálogo atual, e eles não escondem que diversos novos modelos devem começar a chegar nos próximos anos. A nova R1250GS provavelmente será mostrada no Salão de Colônia (Intermot) em outubro, ou no Salão de Milão (EICMA) em novembro, ao lado de uma igualmente nova R1250RT.