Não é apenas a BMW S1000RR que terá grandes novidades no próximo ano. A R1200GS, assim como suas variações R1200R e R1200RT podem ter um aumento na cilindrada do motor de dois cilindros opostos, que passaria a ter 1250cc.
A especulação é da mesma revista Motorrad, que colocou a foto do protótipo da S1000RR na capa de sua edição de julho. Ao centro, há uma imagem do motor também conhecido como “Boxer”, que além do aumento da cilindrada, teria o comando de válvulas variável (VVT).
Essa inovação, bastante difundida entre os automóveis, vem sendo implementada também entre as motocicletas. Com abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão em intervalos irregulares, o motor tende a ganhar performance em baixas e altas rotações, ao mesmo tempo em que diminui o estresse do conjunto mecânico.
Seria mais uma inovação histórica no tradicional motor boxer, a marca registrada da BMW Motorrad desde suas primeiras motos na metade do século 20. Nos últimos anos, sua cilindrada aumentou para 1200cc além de ganhar refrigeração líquida, algo muito contestado pelos puristas.
Curiosamente, o comando de válvulas variável é uma das marcas registradas de sua grande rival do momento, a Ducati. A marca italiana está enrijecendo a concorrência com a sua Multistrada 1200 Enduro. Além disso, os italianos também podem estar aumentando a capacidade cúbica de sua big trail, para 1262 cm³.