Foram descobertos novos registros de patente que revelam os planos da BMW Motorrad em utilizar a sigla R12. Ao que tudo indica, trata-se de uma custom que teria o mesmo motor da R1250GS.
A empresa solicitou simultaneamente os direitos do nome R12 nos EUA, Japão, Alemanha e Austrália no final do ano passado, bem como no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia e na Organização Mundial de Propriedade Intelectual da ONU.
Depois de ficar 15 anos afastada do segmento custom, a BMW Motorrad voltou a apresentar um modelo em 2020, a R18 que, bem recebida, já ganhou duas versões diferentes: R18 Bagger e R18 Transcontinental. Todos utilizam o mesmo motor “Big Boxer” de 1.803 cm³.
Partindo dessa lógica, a sigla R12 trata-se de uma custom menor, com 1200cc, provavelmente com o mesmo motor de 1.254 cm³ compartilhado pela R1250GS, R1250RT e R1250RS. Mas também pode se tratar do boxer refrigerado a ar de 1.170 cm³ que equipa a linha R nine T.
Antes do seu longo hiato entre as custons, a BMW oferecia o modelo R1200C, que vigorou entre 1997 e 2004 antes de ser abandonado. Na época, o mercado de cruisers japonesas estava em uma corrida armamentista por motores cada vez maiores, com Yamaha XV1900, Kawasaki VN2000 e Honda VTX1800 dominando.
Nesse contexto, a BMW achou difícil justificar o desenvolvimento de uma moto com motor maior e optou por deixar o segmento. Portanto, é irônico que, tendo finalmente lançado a gigantesca R18, eles estejam pensando em uma 1200cc. Agora Triumph, Indian e Harley estão oferecendo modelos com essa cilindrada – com grande sucesso.
No momento, a sigla R12 foi registrada na Alemanha até 21 de fevereiro de 2027 e está passando por um período de análise nos outros mercados onde foi solicitada para ver se alguém se opõe. Se não houver objeções bem-sucedidas às aplicações, a BMW poderá usar o nome em “motocicletas e suas partes”.