A imprensa alemã flagrou em testes um novo protótipo BMW que tem tudo para ser um novo modelo da linha GS, com o velho motor boxer refrigerado a ar embalado em um design retrô. Seu nome pode ser R12GS.
As fotos da revista alemã Motorrad revelam uma motocicleta bem mais simples do que as atuais RGS1250GS e R1300GS. O quadro tubular de aço é muito menor, assim como o tanque de combustível, fazendo o piloto parecer grande sobre ela.
Outro detalhe interessante é que as suspensões são convencionais, dispensando o sistema Telelever tradicional da BMW. Apenas o braço oscilante Paralever permaneceu, embora com modificações. O farol de iluminação é redondo e sem quaisquer carenagens.
O motor parece ser o mesmo ‘boxer’ refrigerado a ar e óleo de 1.170 cm³ que equipava as antigas R1200GS e agora equipa a linha retrô da marca, a R12 nineT. Seu rendimento é de 94 cv. As rodas raiadas parecem ser nas medidas 90/90-21 e 170/60-17.
Em uma entrevista recente, o novo chefe da BMW Motorrad, Markus Flasch, anunciou que uma nova GS com um boxer refrigerado a ar chegaria no futuro não muito distante. Dá toda a pinta de que este é o protótipo do modelo em questão.
No ano passado, a BMW Motorrad apresentou a nova geração da R12 nineT com um novo quadro e uma revisão no motor. O modelo veio em dois sabores: o tradicional estilo europeu e uma versão cruiser, mais ao gosto norte-americano. É evidente que os alemães vão extrair mais suco desse limão.
A nova R12GS tem tudo para ser uma homenagem às primeiras GS do inicio dos anos 1980, que tiveram muito sucesso no rali Paris-Dakar pelas mãos de pilotos como Hubert Auriol e Gaston Rahier. Pequena e com um caráter endurista, a motocicleta ganhou fama de inquebrável.
Desde então, a linha GS ganhou tamanho, peso, potência e acessórios tecnológicos focando-se mais no conceito Touring. Uma R12GS com motor boxer a ar certamente resgataria suas origens e faria a felicidade de muitos aventureiros old school, especialmente na Europa.