Já pensou mudar as configurações de sua motocicleta apenas com um aceno de mão? É essa tecnologia que a BMW está trabalhando nesse projeto recém descoberto.
Os desenhos de patentes revelam sensores em ambas as extremidades do guidão que são capazes de detectar movimentos leves dos dedos do motociclista, com o objetivo de controlar as principais configurações no sistema.
Dessa forma, recursos, como o controle de cruzeiro, modos de pilotagem e configurações de Bluetooth podem ser manipulados através de pequenos gestos. Isso não substituiria totalmente os botões e interruptores, mas seria um meio adicional de ajustá-los.
É relatado que os engenheiros alemães estão tentando utilizar gestos específicos, como girar o dedo indicador, deslizar o dedo para a esquerda/direita ou levantar um dedo verticalmente para acionar esses comandos.
Controle por gestos não são exatamente uma novos. A BMW o introduziu em seus carros pela primeira vez em 2015. É compreensível, já que os veículos estão ficando cada vez carregados de eletrônica, ou seja, mais botões e mais fios (peso) a bordo.
Em duas rodas, no entanto, há problemas adicionais, como detectar uma mão com luva em um ambiente aberto, ou seja, com maior variação de luz, temperatura e clima. Talvez um sensor infravermelho precise ser incluído.
O objetivo, como sempre, é aumentar a segurança fazendo com que o motociclista perca o mínimo de tempo configurando os seus recursos. Esteja preparado para aprender linguagem de sinais para se comunicar com sua moto!