Além da função aerodinâmica, as asas estão prestes a adquirir uma nova função nesse novo projeto patenteado pela BMW Motorrad, onde elas também funcionam como piscas ou luzes diurnas.
Introduzidas pela Ducati na MotoGP em 2015, as asas rapidamente se tornaram febre entre os amantes de motos esportivas devido a popularidade do campeonato. Não demorou muito também para que outras fabricantes instalassem os seus próprios apêndices e a BMW foi uma delas.
Presentes nos modelos S1000RR, M1000RR e M1000R, as asas são capazes de gerar cerca de 50 kg de força descendente, embora seu apelo estético gere controvérsias. Esse registro de patente descoberto pela revista italiana Motociclismo integra LEDs na extremidade das peças.
Parece uma invenção meramente apelativa, mas em uma segunda olhada começamos a entender o seu sentido. Asas com piscas integrados eliminariam a instalação dos mesmos em peças separadas, diminuindo o arrasto e o peso extra, caso venham dentro do grupo óptico dianteiro.
Além disso, se atuarem como luzes diurnas, essas asas luminosas certamente seriam mais visíveis em retrovisores de carros, o que sempre é uma vantagem. Resta, no entanto, resolver o problema da fragilidade das peças em caso de esbarrões e quedas.
Registros de patente não necessariamente significam uma produção iminente, mas não é difícil imaginar o artifício sendo utilizado na próxima geração da S1000RR ou M1000RR. Mas, como os modelos foram atualizados há pouco tempo, em 2021, isso pode demorar um pouco.