Ao reafirmar o seu compromisso com as corridas de moto, a BMW Motorrad foi bastante abrangente. A imprensa alemã pressionou um pouco mais e eles confessaram que entrar na MotoGP pode ser uma possibilidade no futuro.
Na semana passada, a BMW Motorsport anunciou que estava com um novo diretor geral, Sven Blusch, que assume o cargo de Marc Bongers em 1ª de junho. Este, por sua vez, vai intensificar o seu trabalho no WorldSBK, cujos investimentos estão em crescimento.
A revista alemã Motorrad resolveu questionar o também novo CEO da BMW Motorrad, Markus Flasch, sobre os objetivos da empresa no que concerne às corridas. Surpreendentemente, o executivo não negou que eles pensam na possibilidade de entrar na MotoGP.
“A BMW Motorrad é parceira da MotoGP há anos [fornecendo carros de segurança]. Como chefe da empresa, estive em todas as corridas, conheço os responsáveis e somos um marca com presença lá. Mas está claro que tem que fazer sentido para nós, e é por isso que estamos analisando isso de perto. Eu não descartaria essa possibilidade“, disse Flasch.
A BMW já pensou seriamente em entrar na MotoGP em 2007, quando o regulamento passou a contar com motores de 800cc. Eles até chegaram a testar um protótipo, mas mudaram o foco para o WorldSBK, além do Campeonato Alemão de Superbike (IDM) e do Mundial de Endurance (FIM EWC).
Agora, uma nova mudança no regulamento técnico da MotoGP está sendo discutida e planejada para entrar em vigor em 2027. O objetivo é facilitar as ultrapassagens, diminuir a velocidade máxima e atrair mais fabricantes, como a própria BMW Motorrad.
“Também estamos atentos para decidir se este [o WorldSBK] continuará sendo o único compromisso, juntamente com o Campeonato Mundial de Endurance e o IDM. Ou se escolheremos também outros formatos”, revelou Flasch dando a entender que eles estão de olho nos desdobramentos da MotoGP.
Flasch ingressou na BMW Motorrad em novembro do ano passado, após uma longa passagem pela BMW Motorsport, divisão de carros de alto desempenho da marca da hélice, que já fornece o safety car oficial da MotoGP. Parece que a nova diretoria dos alemães é simpatizante das corridas.