A BMW Motorrad anunciou os resultados comerciais do primeiro semestre de 2024. Apesar de as vendas reportarem outro aumento de 2%, os lucros caíram quase 30% em comparação com o ano passado.
Foram 113.072 novas motocicletas entregues aos clientes, o que é quase 2% a mais do que as 112.871 no primeiro semestre do ano passado. No segundo trimestre, especificamente, a BMW Motorrad vendeu 66.638 unidades, o que também é um aumento.
Mas particularmente impressionante é o declínio nos números de lucro da fabricante alemã. No primeiro semestre do ano caiu de 312 milhões para 216 milhões, enquanto o volume de negócios recuou de 1,9 mil milhões para 1,8 mil milhões.
No segundo trimestre, o volume de negócios aumentou de 988 para 989 milhões de euros, mas o lucro (EBIT) ainda caiu de 158 para 110 milhões de euros. A margem EBITDA caiu de 11,3 para 10,5%, o que gera uma expectativa menor para o ano todo, que provavelmente ficará entre 8 e 10%.
Nos comunicados oficiais da BMW Motorrad, nem uma palavra é mencionada sobre o declínio. Para a porta-voz do BMW Group, Britta Ullrich não há realmente uma razão principal para o declínio dos lucros, mas que uma série de fatores influenciam.
Ela refere-se à concorrência crescente, o mercado global em dificuldades, a crise imobiliária na China, que afetou toda a economia, além de alterações do lado dos custos, principalmente devido ao aumento dos preços das matérias-primas.