Assim como a Ducati, a BMW Motorrad não conseguiu evitar o declínio de vendas no pandêmico ano de 2020. Com uma queda de 3,6% em relação a 2019, os alemães encerram um período de 9 anos de crescimento ininterrupto.
Em seu relatório preliminar de vendas anuais, o BMW Group cita que comercializou 169.272 motocicletas e scooters em 2020. No entanto, esses números ainda são o segundo melhor resultado da marca perdendo apenas para 2019 (175.162).
No ano passado, a BMW Motorrad havia registrado um aumento de 5,8% em relação à 2018, quando havia comercializado 165.566 unidades, com especial destaque para o mercado brasileiro, que teve alta de 36,7%.
De qualquer maneira, uma queda de apenas 3,6% em um ano atípico como 2020 pode ser considerado um bom resultado para a BMW Motorrad, ainda mais se levarmos em consideração uma marca que depende fortemente dos modelos On-Road.
Ao longo de 2020, observou-se, especialmente nos Estados Unidos, um grande interesse nas motocicletas e veículos Off-Road puro (que não podem ser emplacados) como forma de recreação em meio aos pedidos de distanciamento social.
Além das recentes BMW R1250GS e RT, a marca alemã também apresentou em 2020 a nova linha de cruisers R18, a atualizada S1000R e a nova divisão esportiva M1000RR. Todas cooperaram para manter o interesse pelas máquinas alemãs alto.
O resultado ainda é preliminar, de modo que ainda teremos que esperar alguns meses para analisarmos os resultados de toda a cadeia de vendas globais da BMW Motorrad, assim como o desempenho em cada região e linha de modelos.