Superar o seu número de vendas globais virou rotina para a BMW Motorrad. Eles apresentaram o seu relatório anual que revelou um crescimento de 3,1% sobre o ano de 2022, que também havia sido um recorde.
Foram 209.257 motocicletas e scooters entregues ao longo de 2023, enquanto que em 2022 haviam sido registradas 202.895 unidades dos respectivos segmentos. Em 2021, ainda sob os efeitos da pandemia, foram 194.261 e em 2019, antes da Covid-19, haviam sido 175.162.
De acordo com o informativo do BMW Group, as regiões da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, em particular, registraram novos máximos de vendas e contribuíram de forma vital para o recorde de vendas da divisão de motocicletas.
Infelizmente, eles não divulgam maiores detalhes. Mas, segundo os dados de emplacamentos divulgados pela FENABRAVE, a R1250GS novamente foi líder no segmento maxitrail, com 5.527 unidades vendidas, bem a frente da Honda CB500X (4.156 unidades).
Vai ser interessante observar esse ano a reação dos clientes com a nova R1300GS, radicalmente diferente dos modelos anteriores e que começa a chegar às concessionárias de todo o mundo. A novidade também deve chegar ao Brasil em breve.
Outros destaques foram a S1000RR, em terceiro no ranking das esportivas, com 1.083 motos emplacadas, atrás apenas das acessíveis Yamaha R3 e Kawasaki Ninja 400. Igualmente caríssima, a R18 também vendeu 247 unidades, em meio a modelos muito mais baratos.
A maré tem sido positiva para as fabricantes europeias. A Ducati é outra marca que também têm reportado números assombrosos, assim como a KTM. As japonesas, por outro lado, parecem mais acanhadas, principalmente nas cilindradas mais altas.