Foi em dezembro de 1922 que a BMW tomou a feliz decisão de começar a fabricar motocicletas. Para comemorar seus 100 anos de história, apresentou hoje (16) modelos especiais da R NineT e R18.
Concebida pelo designer chefe, Max Friz, a BMW R32 foi disponibilizada ao público em setembro de 1923. Em seu coração estava um motor boxer de dois cilindros e quatro tempos refrigerado a ar, filosofia de projeto que seria uma marca registrada da fabricante alemã.
Lançada em 2014, a R NineT é a motocicleta retrô da BMW por excelência e tem o mesmo motor boxer de dois cilindros, refrigerado a ar/óleo capaz de render 109 cv. A edição comemorativa se destaca pelas superfícies cromadas de alta qualidade no tanque de combustível e na rabeta.
Numerosos componentes pretos, como tubos de garfo, entrada de ar e alguns acessórios do pacote 719 fazem o contraponto com o cromado proporcionando um conjunto harmonioso. O modelo tem tampas de cabeçote fresadas, manetes ajustáveis e espelhos retrovisores nas extremidades do guidão.
Mais recente, apresentada em 2020, a R18 também transpira herança BMW por todos os poros. A versão comemorativa combina uma pintura preta com as mesmas superfícies cromadas de alto brilho, além de listra dupla branca e um emblema exclusivo.
A custom ainda vem com escapamentos Akrapovič cromados (com saída em formato de hélice), assento em couro legítimo (do pacote de acessórios 719), farol adaptativo, cruise control eletrônico e punhos aquecidos. O motor é o “Big Boxer” de 1.800 cm³ que rende 91 cv.
Apenas 1923 unidades de cada uma serão montadas na fábrica da BMW Motorrad em Berlin-Spandau, na Alemanha. O preço na Itália foi anunciado em 23.550 euros (R$ 132 mil) para R nineT e 26.170 euros (R$ 146.779) para a R18.