Após vários anos de ascensão ininterrupta, as vendas da BMW Motorrad finalmente declinaram no segundo trimestre de 2018. Em seu balanço trimestral, a marca alemã reportou uma queda de 3,1%.
Foram 51.117 unidades vendidas em todo o mundo entre abril, maio e junho de 2018, enquanto que no mesmo período do ano passado haviam sido comercializados 52.753 modelos de duas rodas da marca bávara.
Em termos de dinheiro, essa redução nas vendas significou para a BMW um declínio correspondente a 5,8% na receita (€ 658 milhões de euros) e uma queda de 6,8% nos lucros antes dos impostos (€ 174 milhões).
O mercado que mais sofreu foi o europeu, justamente aquele que responde por 60% das vendas da BMW Motorrad. As vendas caíram notavelmente na Alemanha (-18,8%), na Itália (-5%) e na França (-4%). Outros, no entanto, permaneceram no verde, como a Espanha (+ 1,3%).
Curiosamente, as vendas também cresceram nos Estados Unidos (3,1%), com 7379 unidades emplacadas nos seis primeiros meses do ano. De acordo com os especialistas, isso é resultado de novos modelos disponíveis, como a BMW K1600 Grand America, apresentada no ano passado para concorrer com a Honda Gold Wing.
Outras novidades devem ser apresentadas no Salão de Colônia (Intermot), em outubro e no Salão de Milão (EICMA) em novembro, a principal delas uma nova geração para a esportiva S1000RR. A superbike recebe apenas retoques e refinamentos desde seu lançamento em 2009.