A BMW Motorrad anunciou hoje (3) mudanças no topo de sua estrutura organizacional no Brasil. A principal novidade é a nomeação de Julian Mallea como CEO da empresa e líder da Companhia Nacional de Vendas (NSC – National Sales Company) com sede em São Paulo-SP.
Mallea já vinha atuando como Diretor da BMW Motorrad no Brasil e agora responderá apenas para Dirk Biehler, Diretor Regional da BMW Motorrad para a região da América Latina. Suas responsabilidades estarão nas áreas de Vendas, Marketing e Atendimento ao Consumidor.
“O Brasil é um dos sete maiores mercados do mundo para BMW Motorrad. Essa mudança permitirá maior agilidade e reconhece o potencial do time local para desenvolver o crescimento do mercado”, disse o novo CEO, Julian Mallea. A nomeação tem efeito imediato.
Apesar de bem estabelecida no Brasil, com uma fábrica no Polo Industrial de Manaus desde 2016, a BMW Motorrad vem sentindo bastante os efeitos da crise econômica nos segmentos de alta cilindrada. De acordo com a Abraciclo, a montadora alemã observou uma queda de 3,1% em sua produção de 2021 em relação à 2020.
Embora a produção e comercialização de motocicletas siga em alta no Brasil, os números tem se apoiado nos segmentos de pequeno deslocamento (125cc-300cc) onde a BMW tem pouca participação. É o mesmo caso da Ducati (-10%), Harley-Davidson (-35%) e Suzuki (-47%).
Segundo dados coletados pela Fenabrave, os segmentos que mais venderam no Brasil em 2021 foram o City, Scooter e Trail, os únicos com participação de mercado acima dos 20%. Todos os outros não chegam a 3%. A BMW Motorrad participa dos deslocamentos de 300cc apenas com os modelos G310R e G310GS.