A BMW Motorrad apresentou hoje (23) na Itália, o “Concept RR”, conceito baseado na S1000RR que nos dá um vislumbre de como será a próxima geração da superbike, ainda mais próxima das pistas de competição.
O conceito foi apresentado a um grupo seleto de convidados especiais no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, premiação que elege os veículos mais artísticos e elegantes da indústria, realizado anualmente às margens do Lago Como desde 1929.
No que diz respeito ao design, a BMW aparentemente está se afastando da atual S1000RR e M1000RR. Os faróis de LED e as aletas são ainda mais afiados e no meio, uma grande garganta se abre para aumentar o fluxo de ar aerodinamicamente otimizado para a parte traseira.
O braço oscilante reforçado também difere da motocicleta atual, exibindo o que parece ser uma capa de carbono combinada com um para-lama traseiro de carbono, com pneus slick Pirelli Diablo Superbike. A rabeta mínima guarda muita semelhança com a Ducati Panigale V4.
A suspensão em ambas as extremidades contém novos clipes ajustáveis montados em um jogo superior Bonamici Racing preto. Os freios são fornecidos pela Brembo. Na traseira, há uma pinça suspensa – útil para trocas rápidas de rodas nas pistas de corrida.
O motor de quatro cilindros de 999 cc é praticamente o mesmo que venceu o Mundial de Superbike no ano passado com o turco Toprak Razgatlioglu e gera 230 cv. No geral, o objetivo da marca alemã é claro: estreitar ainda mais a relação entre a moto de rua e a moto de competição.
“Nunca antes a BMW forneceu uma visão tão antecipada de uma futura geração de modelos RR”, disse o chefe da BMW Motorrad, Marcus Flasch. “O conceito oferece uma verdadeira explosão de superlativos tanto para uso nas ruas quanto nas pistas. A transição das pistas para as ruas nunca foi tão clara.”
“Ele representa a reivindicação de liderança da BMW em oferecer o mais alto nível de engenharia e desempenho máximo neste segmento. É uma verdadeira obra-prima da nossa equipe de desenvolvimento, tanto tecnicamente quanto em termos de linguagem de design.”
Muitos detalhes devem ser suavizados para o modelo de produção definitivo e a BMW também não deu uma previsão de quando veremos o produto final. Mas, geralmente os alemães não demoram mais de um ano para apresentar seus modelos de cunho esportivo.








