A BMW Motorrad está apresentando, essa semana, o modelo de produção da aguardada M1000XR, que já havia sido mostrado antes, mas ainda em forma de protótipo. Com 200 cv, a crossover ultrapassa os 270 km/h.
O prototipo já havia sido flagrado em maio durante o Troféu Turista na Ilha de Man só para mostrar a que veio: acelerar sem limites pelas estradas. Algumas semanas depois, a BMW Motorrad confirmou a sua chegada e adiantou alguns detalhes.
Confirmando as expectativas, o motor de quatro cilindros em linha da M1000XR vem com o sistema de válvulas variáveis ShiftCam da M1000RR, o que elevou a potência máxima para 201 cv a 14.600 rpm e o torque para 11,5 kgf.m aos 11.000 rpm.
Só para garantir que toda essa potência e torque se traduzam em uma aceleração insana, a motocicleta recebeu uma relação mais curta, com uma corrente de 47 dentes (um truque também empregado na M1000R) e até para limitar a velocidade máxima do modelo.
Mesmo assim e controlada eletronicamente, a M1000XR atinge facilmente 170 mph (273 km/h) e faz de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. Coisa de superbike. Apenas as as suspensões mais altas e macias e o alto peso de 223 kg fazem você se lembrar de que está sobre uma crossover.
Apesar disso a moto vem com todos os dispositivos eletrônicos do arsenal da BMW, como suspensão (Dynamic Damping Control) controlada eletronicamente (agora com ajuste de taxa de mola) e poderosas pinças de freio M com 320 mm de diâmetro, com ABS em curvas.
Você ainda obtém modos de pilotagem que alteram as configurações da suspensão e do motor, assistente de troca de marcha, de subidas, limitador de pit lane, controle de largada e controle de deslizamento. Além disso, há um amortecedor de direção ajustável, para brincar.
Para ajudar a manter a moto pregada no asfalto, foram instaladas diversas asas aerodinâmicas na carroceria, produzem 12 kg de força descendente a 216 km/h. A BMW fez o que pôde para aliviar o peso e muitas peças são de fibra de carbono, conferindo um visual de arrasar à M1000XR.
A BMW M1000XR foi concebida para ser a crossover mais brava da classe, por isso não vai ser barata, cerca de 25.000 euros, isso é € 7.000 a mais do que a S1000XR padrão. E não vai ser fácil a vida da alemã, pois a Ducati já apresentou o seu contraponto: a Multistrada V4 RS. Qual você prefere?