Conforme o prometido, a BMW Motorrad revelou hoje (6) a chegada da M1000XR para 2023, mas ainda em forma de protótipo. Com ShiftCam, diversas peças em carbono e mais de 200 cv, a crossover pretende ser a mais possante da categoria.
Ao contrário do que se esperava, a revelação da motocicleta aconteceu mesmo durante o Troféu Turista na Ilha de Man, a maior corrida de estrada do mundo, que está acontecendo essa semana no famoso arquipélago britânico. O protótipo já circulava livremente com o piloto oficial da marca, Peter Hickman.
Essencialmente, trata-se de uma BMW S1000XR com especificação M Power, a sigla que designa os veículos mais esportivos da marca bávara desde 1972. Em 2019, a nomenclatura passou também para a divisão de motocicletas, com versões extremas da S1000RR em 2020 e S1000R em 2022.
A BMW não apresentou uma ficha técnica completa, apenas disse que a M1000XR é baseada na M1000R utilizando, portanto, a versão mais complexa do motor de quatro cilindros em linha, com comando de válvulas variável, um sistema eletrônico patenteado pela marca com o nome de ShiftCam.
A fabricante não disse qual é a potência exata mas, se o motor for o mesmo da M1000R, espere pelo menos 210 cv a 13.750 rpm e 113 NM a 11.000 giros. Com a S1000XR convencional tendo uma potência nominal de 165 cv, isso significa um imenso aumento de desempenho de 45 cv.
Não apenas o motor é muito mais forte, como a carroceria ficou 5 kg mais leve, graças à introdução de uma série de peças de carbono, como para-lamas, protetor de corrente, protetor de tanque e rodas. A bateria também é outra, de lítio. A carroceria recebeu a adesão de asas aerodinâmicas.
O chassi, a princípio, é semelhante ao da M1000R, ou seja, com um quadro em dupla trave de alumínio, mesmo material utilizado no braço oscilante. Entretanto, há diferenças visíveis principalmente na cabeça de direção para proporcionar uma ergonomia de pilotagem mais ereta e relaxada.
Apesar do uso repetido da palavra ‘protótipo’, a BMW M1000XR vista na Ilha de Man parece estar bastante bem resolvida, embora uma suspensão eletronicamente ajustável estivesse faltando. Ainda não se sabe qual fornecedor será utilizado para isso. Na M1000R é Marzocchi.
A apresentação da versão final pode ser esperada até o final de 2023. Naturalmente, o preço ainda não foi revelado mas, com a atual S1000XR equipada com o pacote M opcional custando cerca de 21.500 euros na Alemanha, espere ainda mais pela exclusividade da M1000XR.