Desde que resolveu aplicar a nomenclatura “M Power” em motos, a BMW Motorrad já lançou a M1000RR e M1000R. O que ainda falta é logicamente a M1000XR que, de acordo com a imprensa alemã, deve chegar até o final do ano.
Os carros particularmente esportivos da BMW são marcados com a letra M (de Motorsport) desde 1972. Após tantos anos, a nomenclatura virou quase uma grife, assim como a “AMG” é para a Mercedes-Benz. Para simplificar e unificar tudo, eles resolveram que as motocicleta esportivas também seriam assim.
A superbike BMW M1000RR apareceu em 2020 sendo atualizada em outubro do ano passado, ao lado do segundo modelo a ostentar a letra, M1000R. De acordo com a revista Motorrad, a próxima será a M1000XR, versão brava da crossover S1000XR.
Lançada em 2014 e atualizada pela última vez em 2019, a S1000XR teve a aerodinâmica toda revista, assim como a ergonomia. O motor é o mesmo da S1000RR atual, porém sem o badalado sistema eletrônico de válvulas variáveis, o “ShiftCam”.
A expectativa dos alemães, portanto, é que a M1000XR, enfim receba o sistema, que já é visto no motor da M1000R, que tem uma taxa de compressão mais alta, 13:3 (em vez de 12:5) e chega a estonteantes 210 cv a 13.750 rpm de potência e 113 Nm de torque a 11.100 rpm.
O chassi também será provavelmente o mesmo da M1000R, ou seja, quadro em dupla trave de alumínio, assim como o braço oscilante e garfos invertidos com 150 milímetros de curso. Ainda não se sabe qual fornecedor será utilizado, mas a M1000R não vem com Öhlins e sim Marzocchi.
Espere também um sistema de exaustão Akrapovic que é, pelo menos parcialmente, feito de titânio – com conversor catalítico, isolamento acústico (e legalizado para as ruas). E as impressionantes pinças de freio M anodizadas em azul da M1000R não são da Brembo, mas da Nissin.
As rodas de 17 polegadas provavelmente serão de alumínio forjado, deixando as caríssimas rodas de carbono da M1000RR disponíveis apenas como opcional. A bateria provavelmente será de lítio, pesando cerca de 1 quilo em vez de 5 quilos da convencional de chumbo.
A apresentação oficial pode acontecer até o final de 2023 e provavelmente estará no mercado europeu daqui a um ano custando bem mais do que 20.000 euros. Para se ter uma comparação, a atual S1000XR custa na Alemanha 18.650 euros, preço que chega a € 21.405 euros com o Pacote M.