Ontem (23) foi um bom dia para os fãs de motos esportivas, especialmente da BMW, com o lançamento da novíssima M1000RR. Então demos um mergulho mais profundo nas especificações técnicas e recursos que a superbike oferece.
Tecnicamente, a motocicleta é uma versão de homologação da S1000RR, necessária para que a BMW pudesse competir no Mundial de Superbike (WorldSBK). Serão produzidas 500 unidades (o número mínimo) e abaixo dos 40 mil euros (o teto máximo).
Supostamente, a M1000RR oferece a experiência de pilotagem mais próxima possível das máquinas do WorldSBK. Ao mesmo tempo, eles pegam uma carona no prestígio que a sigla M significa ao batizar os carros mais esportivos da marca desde o BMW M1 Procar em 1978.
Quem deve ter ficado particularmente feliz com o lançamento é Tom Sykes, campeão mundial de 2013 e atual líder da BMW no WorldSBK. Embora a atual S1000RR tenha tido sucesso limitado até agora, a iniciativa da marca claramente está lançando um desafio para a Kawasaki e Ducati, que dominam o certame.
Mudanças de destaque na BMW M 1000 RR
- O motor de quatro cilindros em linha é derivado direto daquele que compete no campeonato. Isso significa mais potência de pico, torque mais alto na faixa de rotações e 500 rotações a mais. Agora são 212 cv a 14.500 rpm e 11,5 kgf.m a 11.000 rpm.
- Para fazer o motor girar mais alto sem comprometer a durabilidade, eles instalaram novos pistões forjados de 2 anéis, 12 gramas mais leve, uma câmara de combustão adaptada e taxa de compressão aumentada para 13,5: 1. Além disso, foram adicionados balancins mais finos e leves.
- Sistema de admissão diferenciado, com funis de admissão mais curtos para otimizar o fluxo dos gases em altas velocidades de rotação.
- As portas de admissão são totalmente usinadas, com nova geometria de duto e tecnologia BMW ShiftCam para variar o tempo de controle e levantamento das válvulas. Estas são de titânio, com um novo conjunto de molas, mais estreitas, balancins 6% mais leves e eixos de comando otimizados.
- O bloco do motor é muito leve e compacto, com bielas de titânio da Pankl, mais compridas e 85 gramas mais leves, para potência de fricção reduzida e menos peso. Nova embreagem antisalto com autoreforço, para melhorar o desempenho nas largadas, auxiliado pelo launch control.
- Novo sistema de exaustão Akrapovic 3,6 quilos, mais leve, com coletor de escapamento, silenciador frontal e silenciador traseiro inteiramente de titânio.
- Na aerodinâmica, a M1000RR conta com um para-brisa mais alto e adoção de winglets nas duas laterais, o que melhora estabilidade nas curvas e gera uma força descendente de até 16,3 kg a 300 km/h.
- Na eletrônica, novos modos de pilotagem Rain, Road, Dynamic, Race e Race Pro1-3, disponível apenas para pista e oferece duas curvas de aceleração ajustáveis e do freio motor em três níveis. Ultima geração do controle de tração (DTC) e do DTC wheelie. IMU de seis eixos inerciais.
- Quickshifter Pro para mudar as marchas para cima e para baixo sem a utilização da embreagem, com uma reversibilidade mais simples do padrão escolhido para uso em pista de corrida.
BMW M1000RR – Ficha Técnica completa
Motor | ||
Deslocamento | 999cc | |
Diâmetro/Curso (mm) | 80/49,7 | |
Potência | 212 cv a 14.500 rpm | |
Torque | 11,5 kgf.m a 11.000 rpm | |
Taxa de compressão | 13,5: 1 | |
Alimentação | Injeção eletrônica, tubo de entrada variável | |
Controle de emissões | Conversores catalíticos de 3 vias de circuito fechado, padrão Euro5 | |
Desempenho/consumo de combustível | ||
Velocidade máxima | 305 km/h | |
Consumo de combustível por 100 km com base no WMTC | 6,5 litros | |
Emissão de CO² com base no WMTC | 151 g/km | |
Tipo de combustível adequado | Sem chumbo (premium), número de octanagens 95 – 98 (RON)
(controle de detonação; saída nominal em 98 RON) |
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Sistema elétrico | ||
Alternador | 450 watts | |
Bateria “M Lightweight” | 12 V / 5 Ah, íons de lítio | |
Transmissão | ||
Embreagem | Embreagem Muldisco em banho de óleo, anti salto, com auto reforço | |
Caixa de velocidades | Câmbio de 6 velocidades com engrenagens de corte reto | |
Corrente/Pinhão/Coroa | Corrente de passo 525 17/46 | |
Controle de tração | BMW Motorrad DTC | |
Chassi | ||
Quadro | Estrutura tipo ponte, alumínio fundido, motor como membro estressado | |
Suspensão dianteira/viagem | Garfo telescópico invertido com diâmetro de 45 mm, compressão, rebote, pré-carga ajustáveis, 120 mm | |
Suspensão traseira/viagem | Braço oscilante de alumínio, full floater pro, amortecedor com compressão e rebote ajustável, pré-carga ajustável, 117 mm | |
Distância entre eixos | 1.457 mm | |
Cáster | 99,8 mm | |
Ângulo de direção | 66,4° | |
Rodas | Rodas de carbono M | |
Dimensões da roda dianteira | 3,50 x 17 “ | |
Dimensões da roda traseira | 6,00 x 17 “ | |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR 17 | |
Pneu traseiro | 200/55 ZR 17 | |
Freio dianteiro | Discos duplo de 320mm, pinça fixa “M Brake” de 4 pistões | |
Freio traseiro | Disco único de 220mm, pinça fixa de 2 pistões | |
ABS | BMW Motorrad Race ABS Pro (parte integrante), modos para selecionar | |
ABS Pro | Configurações do ABS Pro para modo RAIN, ROAD, DYNAMIC, sem ABS Pro no modo RACE e Race Pro 1-3 | |
Pesos e dimensões |
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Altura do assento | 832 mm | |
Curva interna da perna | 1.845 mm | |
Volume do tanque de combustível | 16,5 litros | |
Reserva | Cerca de 4,1 litros | |
comprimento | 2.073 mm | |
Altura – espelhos exc | 1.197 mm | |
Largura – espelhos exc | 848mm | |
Peso a seco | 170 kg (M Competition Package 169,8 kg) sem bateria | |
Peso em ordem de marcha | 192 kg (Pacote de Competição M 191,8 kg) | |
Peso total permitido | 407 kg | |
Peso total (com todos os equipamentos obrigatórios) | 212 kg |