Uma BMW R1300GS modificada e com gráficos da série M apareceu em uma corrida de subida de montanha no Reino Unido e já tem gente dizendo que a versão de produção será apresentada em breve.
Trata-se de uma BMW R 1300 GS convencional modificada pela Mansell Collection, concessionária BMW Motorrad na Ilha de Jersey para competir na National Hill Climb, corrida de subida de montanha anual na localidade. Foram usado os logos da série “M”, a divisão esportiva da BMW.
Pelo que se pode ver, a motocicleta trocou a roda dianteira de 19 polegadas por uma de 17 polegadas. O pneu traseiro de 170 polegadas passou a ser esportivo de 200 polegadas. Nesse caso, a roda traseira é a mesma da R1300R. Os freios também parecem ter sido mexidos.
Não há informações sobre aumento de potência, embora o atual motor de dois cilindros contrapostos de exatos 1.300 cm³ desenvolva de fábrica 149 cv e pode gerar mais, sem muito esforço. As suspensões Paralever e Telelever também parecem as mesmas.
Não é uma ideia maluca. A própria BMW protegeu os direitos de uso do nome “M1300GS” em 2019, quando decidiu introduzir a letra M, famosa nos carros, na divisão de motocicletas. Desde então, eles lançaram os modelos M1000RR, M1000R e M1000XR.
A M1000XR, inclusive, fez uma primeira aparição antes do lançamento durante o Troféu Turista na Ilha de Man em 2023. Note a semelhança com o caso de agora. O próprio CEO da BMW Motorrad, Marcus Flasch, que é um entusiasta de corridas, parece gostar da ideia.
Mas há poucas informações concretas sobre uma M 1300 GS. Em meados de 2022, uma concessionária nos EUA trocou brevemente o “R” por “M” onde era possível agendar horários para oficinas. Nunca se descobriu se foi uma provocação ou um erro puro e simples.
Muito provavelmente a BMW Motorrad está sim a par dessa customização, apenas de olho no burburinho e no interesse que está gerando. Se as perguntas forem constantes, certamente eles irão levar isso em consideração. Assim funciona uma empresa de cunho comercial.


