A BMW Motorrad está lançando um serviço de S.O.S que pode ser acionado através de apenas um botão nos comandos de suas motos. O chamado “Sistema Inteligente de Chamadas de Emergência” foi projetado para ajudar após um acidente.
Já disponível em carros, o dispositivo utiliza sensores no veículo para detectar onde o acidente ocorreu e a navegação por satélite passa o local para um “BMW Call Center” automaticamente. Um aviso no painel indica que uma chamada foi iniciada e um sinal acústico também é acionado sem que o piloto seja capaz de cancelar a chamada.
De acordo com a BMW, o dispositivo é inteligente o suficiente para se acionar sozinho, se o piloto não tiver como apertar o botão. Também é capaz de distinguir acidentes graves daqueles que não requerem os serviços de emergência, como quando a moto cai parada, por exemplo.
No caso de uma “pequena queda”, uma chamada será acionada após um atraso de 25 segundos e o piloto terá a opção de cancelá-la usando o botão “S.O.S” localizado debaixo de uma tampa no punho direito. A chamada também pode ser acionada manualmente, pressionando o mesmo botão estabelecendo uma conexão de voz, graças a um microfone e alto-falante, também localizados no punho direito.
Pelas pesquisas realizadas na BMW, o “Sistema Inteligente de Chamadas de Emergência” permite que os serviços de emergência realizem o resgate até 50% mais rápido e poderia poupar cerca de 2.500 vidas por ano.
“No caso de um acidente, um sistema de eCall integrado no veículo pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Como já foi mostrado em um ensaio em 2011, os serviços de emergência foram capazes de responder mais rapidamente e chegaram ao local do acidente de 40 a 50% mais rápido. A Comissão Europeia encarregada da avaliação do uso afirmou que um eCall é capaz de salvar até 2.500 vidas a cada ano, também economizando cerca de € 26 bilhões de euros no processo.”
O sistema requer uma conexão com uma rede de telefonia móvel e o condutor será capaz de falar com um operador em sua língua nativa, de acordo com a BMW Motorrad. O dispositivo será de série em seus carros a partir de 2018 e opcional nas motos a partir do próximo ano.