A BMW Motorrad apresentou hoje (2) um novo sistema de transmissão para a R1300GS que pode deixar a motocicleta totalmente automática ou manual se assim o condutor quiser.
A tecnologia se chama Automated Shift Assistant (ASA) e essencialmente é uma transmissão convencional controlada por computador, com atuadores elétricos acionando a embreagem para arrancar, parar e mudar as marchas. Não requer embreagem dupla ou conversor.
Ao contrário do sistema E-Clutch da Honda, não há alavanca de embreagem manual. O funcionamento da embreagem é totalmente automatizado. Ainda há, entretanto, uma alavanca de câmbio, embora seja apenas um interruptor elétrico sem função mecânica.
Uma Unidade de Controle ajusta os parâmetros de mudança de velocidades de acordo com o estilo e o modo de condução em que a moto se encontra – portanto, um modo Off-Road tem características de mudança de velocidades diferentes dos modos Rain ou Sport.
O sistema possui um recurso anti-furto adicional. Desligue a ignição em ‘Park’ e a transmissão está engatada, sem possibilidade de mudar para ponto morto sem a chave de ignição. Assim, os ladrões não conseguirão levá-la, mesmo que quebrem a trava de direção.
Além da falta de um manete de embreagem no guidão, o sistema é visualmente imperceptível porque está completamente integrado. Eles afirmam que a motocicleta se comporta da mesma maneira e acrescenta apenas 2,1 kg de peso à configuração existente da R1300GS.
O sistema pode ser esperado nos futuros modelos R1300, ou seja, RT, R e RS, mas, segundo a BMW, pode basicamente ser aplicado a qualquer modelo, com mais ou menos esforço. O preço ainda não foi determinado com exatidão, mas deverá rondar os 1.000 euros.