A BMW Motorrad está apresentando hoje (30) um novo sistema de controle de cruzeiro que não apenas mantém a velocidade constante como também uma distância pré-programada para o veículo que vai a sua frente.
O sistema chamado de Active Cruise Control (ACC) foi desenvolvido em parceria com a Bosch utiliza um sensor de radar instalado na dianteira da motocicleta para calcular a velocidade, o provável caminho que a motocicleta seguirá nos próximos 100 metros e modular a velocidade, se necessário.
Isso foi possível introduzindo um ajuste na ECU, que envia sinais diretamente para o sistema de ABS da motocicleta, que pode adicionar rotações ao motor ou acionar os freios, dependendo do que for necessário.
O controle pode ser acionado através de botões nos punhos, que controlam tanto a distância para o veículo à frente quanto a velocidade máxima. O ACC possui dois modos de pilotagem, comfortable ou dynamic, que alteram a agressividade com que a motocicleta acelera e desacelera.
O sistema também incorpora um “controle de velocidade em curva”, capaz de manter um ângulo de inclinação confortável em longas viagens. Para não ser muito incisivo, a motocicleta limita suas intervenções a medida que se enclina para evitar perturbar o motociclista.
Esse recurso visa evitar uma aceleração inesperada quando você estiver inclinado, se, por exemplo, o radar perder de vista o veículo à frente (a BMW afirma que a capacidade do radar é limitada no meio de uma curva).
Os alemães também avisam que o sistema não responde aos veículos parados. Portanto, se o motociclista estiver se aproximando de um carro parado em um engarrafamento, ainda terá que estar atento para fazer a sua própria frenagem.
Se o sistema não estiver funcionando, um símbolo no painel informará que você está no controle total da moto. Há também um segundo aviso para que você saiba que uma frenagem de emergência pode ser necessária, porque os recursos de frenagem do sistema são limitados por razões de segurança.
Nosso futuro em duas rodas parece definitivamente atrelado a diversos recursos eletrônicos. Além da BMW, a Ducati também já anunciou um pacote semelhante de dispositivos de seguranças baseados em radar. Outras fabricantes, como a Kawasaki estão trabalhando em projetos dessa natureza.
A BMW Motorrrad não disse quando o sistema estará disponível, quanto custará ou quais modelos receberão essa tecnologia. Mas as imagens as imagens de divulgação apresentam uma R1250RT sugerindo que essa deve estar entre as primeiras a recebê-lo nos próximos anos.