Criar uma bateria mais potente, menor, mais leve e mais segura é o grande sonho atual das fabricantes que estão investindo em veículos elétricos. E a BMW parece ter a resposta, com o que vem sendo chamado de “bateria de estado sólido.”
Ao lado da Ford Motor Company e Volta Energy Technologies, a BMW vai investir cerca de US$ 130 milhões para a Solid Power, empresa sediada no estado norte-americano do Colorado que é especializada nesse tipo de bateria.
Baterias de estado sólido substituem o eletrólito líquido encontrado em uma célula normal de íons de lítio por um material sólido. As baterias de íon de lítio atuais têm dois eletrodos: um cátodo e um ânodo, com um separador poroso entre eles.
O eletrólito líquido ao redor de ambos os eletrodos permite a transferência de íons de lítio entre o cátodo e o ânodo. As baterias de estado sólido usam um eletrólito sólido em vez de um líquido, e as da Solid Power usam lítio metálico como ânodo, oferecendo capacidade muito maior do que os ânodos de grafite usados em baterias de lítio normais.
O resultado é uma bateria menor, com maior possibilidade de se obter mais potência e alcance, além de mais segura. Baterias de estado sólido ainda podem sobreviver a flexões, por exemplo, e mesmo se estiverem danificadas, o fato de o eletrólito ser sólido significa que ele não vazam.
Você já ouviu falar que baterias de lítio podem pegar fogo ou até explodir, certo? É o eletrólito altamente inflamável que alimenta essa chama (sejam eles veículos elétricos ou smartphones) e as baterias de estado sólido prometem resolver esse problema. Outros benefícios da tecnologia incluem uma recarga mais rápida.
“O desenvolvimento de todas as baterias de estado sólido é um dos passos mais promissores e importantes em direção a veículos elétricos mais eficientes, sustentáveis e seguros“, disse Frank Weber, membro do conselho administrativo da BMW AG. “Agora demos nosso próximo passo neste caminho com Solid Power.“
“A Solid Power demonstrou sua capacidade de produzir em escala a próxima geração de todas as baterias de estado sólido projetadas para fornecer energia a veículos elétricos de maior alcance, menor custo e mais seguros usando íons de lítio existentes infraestrutura de fabricação de baterias“, disseram as empresas envolvidas em um comunicado à imprensa conjunto.
É claro que há obstáculos técnicos a serem superados antes que as baterias de estado sólido possam ser produzidas em massa ou incorporadas aos veículos. Mas a tecnologia é claramente promissora. A BMW promete demonstrar essa unidade de energia até 2025, com a produção chegando no final da década.