Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

BMW investe em tecnologia de bateria de estado sólido

Lucas Carioli 21 de maio de 2021


Criar uma bateria mais potente, menor, mais leve e mais segura é o grande sonho atual das fabricantes que estão investindo em veículos elétricos. E a BMW parece ter a resposta, com o que vem sendo chamado de “bateria de estado sólido.”

Ao lado da Ford Motor Company e Volta Energy Technologies, a BMW vai investir cerca de US$ 130 milhões para a Solid Power, empresa sediada no estado norte-americano do Colorado que é especializada nesse tipo de bateria.

Baterias de estado sólido substituem o eletrólito líquido encontrado em uma célula normal de íons de lítio por um material sólido. As baterias de íon de lítio atuais têm dois eletrodos: um cátodo e um ânodo, com um separador poroso entre eles.


O eletrólito líquido ao redor de ambos os eletrodos permite a transferência de íons de lítio entre o cátodo e o ânodo. As baterias de estado sólido usam um eletrólito sólido em vez de um líquido, e as da Solid Power usam lítio metálico como ânodo, oferecendo capacidade muito maior do que os ânodos de grafite usados ​​em baterias de lítio normais.

O resultado é uma bateria menor, com maior possibilidade de se obter mais potência e alcance, além de mais segura. Baterias de estado sólido ainda podem sobreviver a flexões, por exemplo, e mesmo se estiverem danificadas, o fato de o eletrólito ser sólido significa que ele não vazam.

Você já ouviu falar que baterias de lítio podem pegar fogo ou até explodir, certo? É o eletrólito altamente inflamável que alimenta essa chama (sejam eles veículos elétricos ou smartphones) e as baterias de estado sólido prometem resolver esse problema. Outros benefícios da tecnologia incluem uma recarga mais rápida.


A BMW apresentou uma série de conceitos elétricos nos últimos meses.

“O desenvolvimento de todas as baterias de estado sólido é um dos passos mais promissores e importantes em direção a veículos elétricos mais eficientes, sustentáveis ​​e seguros“, disse Frank Weber, membro do conselho administrativo da BMW AG. “Agora demos nosso próximo passo neste caminho com Solid Power.“

“A Solid Power demonstrou sua capacidade de produzir em escala a próxima geração de todas as baterias de estado sólido projetadas para fornecer energia a veículos elétricos de maior alcance, menor custo e mais seguros usando íons de lítio existentes infraestrutura de fabricação de baterias“, disseram as empresas envolvidas em um comunicado à imprensa conjunto.

É claro que há obstáculos técnicos a serem superados antes que as baterias de estado sólido possam ser produzidas em massa ou incorporadas aos veículos. Mas a tecnologia é claramente promissora. A BMW promete demonstrar essa unidade de energia até 2025, com a produção chegando no final da década.


Tags: BMW Matérias Especiais Motos Elétricas

Post navigation

Previous Husqvarna vai oferecer novas Svartpilen/Vitpilen 501 baseada nas KTM 490
Next MotoGP: Dovizioso e Aprilia concordam em fazer mais testes ao longo do ano

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.