A BMW G310 GS já é uma realidade. Três protótipos do modelo, que será a versão caçula das famosas aventureiras da marca alemã foram flagrados em testes na Itália, em fase final de desenvolvimento.
As fotos foram feitas pela divisão italiana da revista Motociclismo e mostram os protótipos próximos a um conjunto habitacional em Trento, no norte da Itália. O destaque são as suspensões invertidas de longo curso, rodas de liga (com 19 polegadas na frente) e o visual claramente inspirado na lendária R1200 GS.
Sua plataforma, no entanto, é derivada da G130R, primeiro modelo abaixo de 500cc da BMW em mais de meio século. Na ocasião de seu lançamento, no final do ano passado, os engenheiros alemães já haviam dito que a motocicleta daria origem a outras, de estilos diferentes.
Dessa forma, é possível esperar da G130 GS, os mesmos 36 cv a 9.500 rpm e o mesmo torque de 2,84 kgf.m de sua prima naked. Não surpreenderia, contudo, se a distribuição de potência estivesse em uma faixa mais baixa de rotações e a relação de marchas fosse mais longa, privilegiando a autonomia.
O modelo também deve contar com freios ABS de série e pinças de freio com quatro pistões, características da G310R. A posição de pilotagem, porém, deve ser consideravelmente mais confortável e uma grande lista de acessórios estará disponível, assim como já é feito para a F800 GS e R1200GS.
Como os protótipos já rodam sem disfarces (contando até com adesivos prontos), o lançamento não deve demorar podendo acontecer no Salão de Colônia (Intermot), nessa semana, ou no Salão de Milão (Eicma), dentro de um mês. Contudo, sua chegada às concessionárias é incerta.