Depois de uma longa espera, a BMW finalmente apresentou oficialmente a R18, sua primeira custom desde o fim da R1200C em 2004. Moderna, mas inspirada nos modelos clássicos de sua própria história, a motocicleta será oferecida em duas versões.
A principal fonte de inspiração foi a BMW R5 de 1936, uma das motocicletas mais icônicas da marca. É dela, por exemplo que vem o design lateral “de cima para baixo”, assim como a escolha de tons escuros e o pequeno filete que contorna o tanque de combustível de apenas 16 litros. O orgulho germânico está por todos os lados, com os escritos “Berlim Built”, fazendo referência à construção na fábrica de Berlim-Spandau.
No coração da máquina está o já bem desvendado motor “Big Boxer” de 1.800cc, o maior já construído pela marca alemã. É capaz de desenvolver 92,2 cv de potência e 15 kgf.m já quase totalmente disponíveis a apenas 2.000 rpm. O câmbio de seis marchas tem uma marcha ré opcional acionada pelo motor de partida. E é realmente necessário, já que a motocicleta pesa impressionantes 345 kg.
O chassi, como em quase toda custom, é o tradicionalíssimo berço duplo de aço. O braço oscilante traseiro, de estrutura rígida, tem aspecto hardtail e parece que não tem suspensão, mas contém um amortecedor com 90mm de curso e ajustes de pré-carga. A transmissão para a roda traseira é feita através de um eixo-cardã.
Na dianteira, a R18 monta garfos telescópicos convencionais de 49mm de expessura, sem regulagens e com 120mm de curso. A roda tem 19 polegadas, com discos duplos de 300mm e pinças de 4 pistões, com ABS de série. Na traseira, aro de 16 polegadas e disco simples. As dimensões dos pneus são 120/70 e 180/65, respectivamente.
Apesar do jeitão oldschool e do painel analógico minimalista, a R18 vem recheada de tecnologia, como toda BMW. São três modos de pilotagem, controle de tração, controle de cruzeiro, controle de colina, controle de torque (para reduzidas), acelerador ride-by-wire, ignição sem chave, luzes que acompanham o movimento das curvas, ABS integral e manoplas com aquecimento.
À princípio serão disponibilizadas duas versões da BMW R18: standard e First Edition, que vem recheada com diversos acessórios, desde guidões, alforjes, assentos e escapamentos que os clientes poderão montar online, inclusive. A previsão é de que o modelo fique disponível na Europa a partir de setembro. Os preços partem de 22.800 euros.