Conforme o previsto, a BMW Motorrad anunciou hoje (21) a linha 2025 da naked F900R e de sua irmã crossover, F900XR. As motocicletas agora obedecem às últimas leis de emissões, estão mais leves e com com equipamento básico ampliado.
O motor de dois cilindros e 895 cm³ passou pela necessária atualização Euro5+, mas não houve mudança no desempenho. A potência máxima permaneceu em 105 cv a 8.500 rpm e o torque até aumentou um pouquinho: de 92 Nm passa a 93 Nm a 6.750 rpm (antes 6.500 rpm).
A posição do assento na F900R está mais esportiva do que antes, com o guidão um pouco mais à frente e os apoios para os pés um pouco mais atrás. Além disso, as principais diferenças entre as duas continua sendo basicamente o curso da suspensão:
Mais rígida, a F900R tem 135 mm de curso nas bengalas dianteiras e 142 mm no amortecedor traseiro; mais confortável, a F900XR oscila 170 mm na frente e 172 mm atrás. A suspensão controlada semi-ativamente pode ser encomendada como opcional.
As rodas de alumínio fundido estão 1,8 kg mais leves, melhorando a dirigibilidade, aceleração e frenagem. Juntamente com uma nova bateria 800g mais leve e outros ajustes, o peso total caiu 3 kg em cada uma, 208 kg na F900R e 216 kg na F900XR (ambas com o tanque 90% cheio).
Em termos de design, as motos receberam novas coberturas laterais no farol e novos piscas de LED na traseira com lanternas melhor integradas. O pára-brisa da F900XR também é novo e protege melhor o piloto e o passageiro das interpéries climáticas.
Os modelos chegam às concessionárias europeias no início de 2025 nas cores azul metálico, preto, vermelho e tricolor com rodas vermelhas, esta apenas na versão “Sport” que têm protetores de mãos, punhos aquecidos, luzes de curva e entrada USB de série.