A BMW Motorrad já está divulgando em suas redes sociais os primeiros teasers do que parece ser a linha 2025 da F900R e F900XR. As motocicletas estão recebendo atualizações de motor e chassi.
Tanto a F900R quanto a F900XR permaneceram relativamente intocadas desde que foram introduzidas no ano modelo de 2020, mas graças aos colegas do Motorcycle.com conseguimos algumas especificações preliminares por meio de registros de homologação enviados na Suíça.
Os dados confirmam que ambas as motocicletas estão recebendo o mesmo motor da F900GS que foi atualizado em 2024 para adequá-las aos padrões de emissões do Euro5+. A potência máxima ficou praticamente a mesma, 103 cv a 8.500 rpm.
O torque é que aumentou um pouquinho, de 67,9 lb-ft a 6.500 rpm para 68,6 lb-ft. Porém, isso é conseguido fazendo o motor girar mais alto, ou seja, a 6.750 rotações. O que denuncia um remapeamento na centralina eletrônica das motos.
A naked F900R está 5 kg mais leve que o modelo atual, enquanto a crossover F900XR vê uma redução de 2 kg. As distâncias entre-eixos também são diferentes, com a primeira 3 mm mais curta (total de 1.515 mm) e a segunda 14 mm longa (1.535 mm). Ambas também são um pouco mais largas.
O que está causando essas mudanças ainda está para ser descoberto. Nos teasers, a carroceria parece muito semelhante aos modelos existentes. A F900R aparece com uma ponteira Akrapovic, o que pode explicar a redução de peso, mas não tudo. A apresentação acontece na quinta.