A BMW Motorrad anunciou hoje (16) que a F900R será produzida e comercializada no Brasil em duas versões. A motocicleta foi atualizada no exterior há dois anos substituindo a F800R.
Introduzida no Salão de Milão de 2019 já como modelo 2020, a F900R recebeu o mesmo motor da F850GS, ou seja, um dois cilindros em linha de 895 cm³ com ordem de disparos a 270º que desenvolve 105 cv a 8.500 rpm e 9,3 kgf.m de torque a 6.500 rotações.
O quadro também é derivado da F850GS, uma estrutura de longarinas duplas de aço, com um braço oscilante é de alumínio. Isso fez com que a F900R ficasse mais leve, 211 kg contra 219 kg da adventure, o que deve resultar em maior agilidade no trânsito.
O caráter esportivo é completado pelo acerto rígido das suspensões: garfos invertidos com apenas 135mm de curso na dianteira (ao invés dos 170 mm da F900XR, por exemplo). Atrás, o amortecedor regulável oscila apenas 142 mm de contra 172 mm de sua irmã crossover.
Como em toda BMW, a parte eletrônica é de primeira linha. O painel é uma tela de TFT colorido de 6,5 polegadas e permite a manipulação de modos de pilotagem, controle de tração dinâmico, quickshifter e ABS em curvas através de comandos nos punhos. A iluminação é full LED.
Recentemente, a BMW Motorrad do Brasil recebeu uma injeção de 50 milhões na sua fábrica de Manaus, o que proporcionou a fabricação local de mais esse modelo. O início da produção local acontecerá ainda neste mês de novembro, eles afirmam.
A F900R será disponibilizada em duas versões: Sport (na cor BlackStorm Metallic) e Sport+ (Racing Blue) que conta com mais equipamentos. Os preços não foram divulgados, mas a motocicleta é para estar em todas as concessionárias em janeiro de 2023.











