Além das inéditas F900GS e F900GS Adventure, a BMW Motorrad apresentou hoje (7) a nova F800GS, que nada mais é do que a antiga F850GS redirecionada como modelo de entrada da linha.
Embora a sigla dê a entender que a motocicleta tenha mantido o motor de 853 cm³, a nova F800GS utiliza o mesmo dois cilindros em linha de 895 cm³ da F900GS e rende 103,3 cv a 8.500 rpm e 93 Nm a 6.750 giros, mais do que os 95 cv a 8.250 rpm e 91 Nm a 6.750 rotações anteriores.
Por que então F800GS? Marketing. Antes posicionada como modelo topo de linha, a motocicleta agora é a porta de entrada, mais barata e menos tecnológica, voltada para passeios comportados no asfalto, algo semelhante ao que já se fazia com a finada F750GS (853cm³).
A F800GS, por exemplo, manteve o design anterior praticamente inalterado. Ainda estão lá os faróis assimétricos, assim como as linhas angulosas e germânicas que lhe trouxeram fama. E, ao contrário de sua irmã maior, ela não precisou fazer dieta.
Enquanto a F900GS perdeu 14 quilos, a nova BMW F800GS permanece exatamente nos 227 quilos de sua antecessora, F850GS. Além disso, a motocicleta manteve seu tanque de aço e não precisou abrir mão de nenhum volume de 15 litros, enquanto a nova tem 14,5 litros.
A F800GS, além de ter uma suspensão com um pouco menos de curso (170 mm na dianteira e traseira), seus garfos de 41 mm não são ajustáveis, apenas o amortecedor no retorno e pré-carga. O assento está a 815 mm, bem mais convidativos que os 870 mm da F900GS.
A motocicleta só está disponível com rodas fundidas nas medidas 110/80-19 e 150/70-17. Os dois discos de freio dianteiros são de 305 mm com pinças de quatro pistões, enquanto o disco traseiro, de 265 mm, possui pinça simples, de dois pistões. O ABS nas curvas é de série.
Além do motor, a F800GS compartilha com a F900GS o mesmo display TFT de 6,5 polegadas com dois modos de condução e controle de tração, e o já citado ABS em curvas. Como de costume, a BMW também oferece uma longa lista de acessórios e pacotes.
A nova BMW F800GS está prevista para chegar aos concessionários europeus partir do primeiro trimestre de 2024 por cerca de 11.00 euros, além dos custos extras. São três cores disponíveis, branco, azul e preto. O modelo deve chegar ao Brasil no segundo semestre do próximo ano.