A BMW revelou durante o evento “GS Trophy”, que aconteceu no último final de semana em Campos do Jordão (SP) que a F700 GS virá ao Brasil até o final do ano. O modelo substituirá a G650 GS, que já foi descontinuada na Europa.
Com apenas 5 marchas e um ruidoso motor monocilíndrico de 652 cm³ de apenas 50 cv, a G 650 GS nunca foi exatamente um sucesso de vendas, nem aqui nem no resto do mundo. No entanto, era o modelo de entrada da BMW e possuía atributos interessantes, como ABS de série e manoplas aquecidas.
O público, contudo, sempre preferiu a F700 GS, de seis marchas e que contém o mesmo motor de dois cilindros e 798 cm³ da trilheira F800 GS. A potência, embora um pouco menor no primeiro modelo, é bem superior em relação à G650 GS: 75 cv a 7.300 rpm com torque de 7,85 kgf.m a 5.300 rotações.
Enquanto a F800 é mais voltada para o uso em estradas e off-road (possui rodas com raios de 21 polegadas na dianteira) a F700 tem uma proposta mais urbana, com rodas de liga de 19 polegadas na frente e 17 atrás. Além disso, o assento é mais baixo (máximo de 82 cm) e a bolha do para brisas é menor.
Na Europa, a F700 GS custa cerca de 20% a menos que a F800 GS (o que equivale a R$ 36.900 no Brasil), mas os preços ainda não foram revelados. A motocicleta deve começar a chegar no segundo semestre e passar a ser oferecida mais ao final do ano, um pouco antes da G310 R e do completo funcionamento da fábrica da BMW no país.