A BMW Motorrad publicou, em suas redes sociais, teasers sobre o que parece ser uma totalmente inédita F 900 GS para 2024. O novo modelo será revelado em 7 de setembro, provavelmente junto com uma nova F 800 GS.
Todos os teasers mostram a mesma imagem, de uma motocicleta envolta em terra e pó. Dando uma olhada mais de perto na imagem e, ajustando o contraste e a nitidez, você pode ver escrito “F 900” nos grafismos nas laterais do modelo.
A BMW Motorrad já confirmou a chegada de uma nova R 1300 GS em 28 de setembro. Portanto, podemos descartá-la para a apresentação dessa semana. A próxima candidata lógica é uma substituta para as atuais F 750 GS e F 850 GS.
Introduzida em 2018, a plataforma F 850 GS e F 750 GS utiliza o mesmo motor, um bicilindrico paralelo de 853 cm³ que rende 94 cv a 8.250 rpm e 9,4 kgf.m a 6.250 rpm. Alguns sites internacionais da BMW já dão “error 404” nas páginas dos modelos, sugerindo que foram descontinuadas.
Enquanto isso, as BMW F 900 R e F 900 XR, que estrearam em 2019 com outro motor, de 895 cm³ (um aumento de 2 mm no diâmetro do cilindro) e rendem 103 cv a 8.500 rpm e 9,4 kgf.m a 6.500 rpm, já foram confirmadas para 2024.
A expectativa é de que a linha F 900 R e F 900 XR receba uma terceira motocicleta, F 900 GS, mais adequada para condução off-road, além de uma F 800 GS, que nada mais é uma versão amansada do mesmo motor, criando um quarto modelo mais barato e acessível.
Mas por que a BMW estaria aposentando o motor de 853 cm³? O motivo está provavelmente relacionado com os índices de emissões do Euro 5+ que entrarão em vigor em 2024 e acrescentam critérios adicionais, como diagnósticos de bordo, testes de durabilidade e limites de ruído.
Além disso, essa mudança promoveria uma melhor integração entre os modelos, economizando custos de produção com dois motores que são essencialmente parecidos. Assista à apresentação no vídeo (acima) quando estreia ocorrer em 7 de setembro.