A BMW apresentou hoje (22) mais uma versão para sua recente custom R18, chamada apenas de Classic. Com para-brisas, faróis auxiliares e alforjes laterais de série, a motocicleta te convida a pegar a estrada.
Quando a BMW lançou a R18 em abril causou uma certa estranheza não haver uma custom raiz. Eles revelaram apenas versões de uma bobber, deixando no ar que mais coisas viriam pela frente em breve. Os últimos indícios aconteceram apenas dois dias atrás conforme você confere aqui.
Dito isso, a BMW R18 Classic é exatamente a mesma motocicleta, ou seja, com o novo motor “Big Boxer” de 1.802 cm³ que rende 92,2 cv de potência e 15 quilos de torque a apenas 2.000 rpm. O câmbio tem seis marchas. O quadro é do tipo berço duplo de aço.
As diferenças da versão Classic começam pela roda dianteira de 16 polegadas com pneu gorducho, ao invés da 19″ fininha da versão bobber. Um grande para-brisa (removível) encaixado na parte superior dos garfos toma conta da dianteira, assim como faróis auxiliares de LED, que também equipa os piscas.
Para maior conforto em viagens longas, a R18 Classic também tem alforjes laterais de 15,5 litros e assento com forração mais espessa (dando-lhe uma altura de assento 20 mm mais alta) para piloto e garupa (também removível). Grandes estribos e pegadores permitem que ambos se posicionem como reis em cima da moto.
Apesar do visual passadista, a Classic conta com muitos atributos eletrônicos, como dois modos de pilotagem, luzes que acompanham o movimento do guidão nas curvas (recurso inaugurado na R1250GS), controles de cruzeiro, de assistência em ladeiras e de ré, este acionado pelo motor de partida.
Se a versão Bobber já impressionava pelo seu peso de 345 kg, a Classic adiciona outros 20 kg à mistura – além de ser ainda mais cara. Os bávaros ainda não anunciaram um preço, mas a expectativa é de que seja mais do que os 22.225 euros (R$ 147 mil) pedidos pela versão anterior. Sua chegada às concessionárias europeias acontece no primeiro semestre de 2021.