Estão surgindo rumores de que a BMW estaria disposta a criar uma versão menor da custom R18, apresentada no ano passado. A nova motocicleta poderia se chamar R12.
De acordo com a imprensa europeia, essa motocicleta utilizaria o motor da BMW R nine T, a roadster retrô da marca alemã que chegou a ser oferecida no Brasil. Na Europa, o modelo ainda existe e até constituiu família.
Apresentada em 2013, a R nine T homenageava os 90 anos da BMW com um motor Boxer de 1.170 cm³ refrigerado a ar capaz de oferecer 110 cv a 7.750 rpm (mais do que a própria R18) e 11,8 kgf.m de torque a 6.000 rotações.
Composta de cinco modelos, a atual linha R nine T possui versões Café Racer e Scrambler, mas não conta com nenhuma custom. Os apreciadores do estilo só tem grande (e cara) R18 como opção, o que evidencia a necessidade de algo menor.
“Essa é uma ótima ideia, mas você sabe que não posso falar sobre modelos futuros em detalhes“, disse o CEO da BMW Motorrad, Marcus Schramm em uma entrevista recente. “O segmento custom é muito importante, o maior em todo o mercado acima de 500cc, portanto, não devemos encerrar esta história apenas com a R18.”
Vale lembrar que antes da R18, a BMW participava do segmento custom com a R1200C, modelo equipado com o motor Boxer de 1.170cc (projetado pelo americano David Robb na época responsável pelo centro de estilo da marca) e que vigorou entre 1997 e 2004.