A BMW Motorrad está estudando desenvolver uma esportiva com orientação “estradeira”, que utilizaria o tradicional motor com dois cilindros opostos, conhecido como “boxer”, marca registrada dos alemães.
O rumor foi noticiado pela tradicional revista alemã Motorrad e endossado pelo britânico Visordown. Segundo eles, a moto se chamaria R1200S e teria uma potencia por volta dos 150 cv, para não concorrer com a superbike S1000RR.
Na verdade, o objetivo da BMW seria criar uma moto esportiva com um entre-eixos mais longo e uma orientação para percorrer longas estradas com maior conforto, ao invés de circuitos sinuosos, como a S1000RR.
O motor de dois cilindros opostos “boxer” é marca registrada da BMW Motorrad, desde os primórdios e ainda continua em produção em algumas motos, como a lendária R1200GS e a retrô R Nine T. Segundo eles, essa configuração é a ideal para motos e carros, devido à seu baixo centro de gravidade, o que garante uma maior confiabilidade.
Essa, no entanto, não é a primeira vez que a BMW trabalha em uma esportiva com motor boxer. Em 1992 eles mostraram um conceito chamado “R1” nessa configuração, muito antes da Yamaha patentear a sigla. Em 2006 havia um modelo chamado R1200S toda em carbono, caríssima para a época e ainda em 2008 surgiu a polivalente HP2. Contudo, nenhuma delas durou muito.
O departamento de criação da BMW está fervilhando de novas ideias. Além a suposta R1200S, os engenheiros trabalham em um modelo de baixa cilindrada, em parceria com a indiana TVS e também em uma Scrambler, baseada na R Nine T, que deverá ser lançada no final do ano.