Segundo a mídia alemã, a BMW estaria trabalhando no desenvolvimento de uma motocicleta do estilo custom, segmento na qual não participa desde 2004. O objetivo seria enfrentar a Ducati e a sua XDiavel.
O rumor está na capa da revista Motorrad. Apesar de uma imagem computadorizada dominar a capa da publicação, ainda não há muitas informações técnicas disponíveis até o momento. Contudo, no ano passado noticiamos o desenvolvimento de um motor de três cilindros em formato de W que se encaixaria como uma luva nesse projeto.
A BMW fechou os últimos dois anos quebrando recordes de vendas no setor motociclístico. Em uma recente entrevista, o diretor da marca no Reino Unido, Phil Horton declarou que a montadora irá, a partir de agora entrar em novos segmentos de mercado, chegando a citar a possível a construção de uma GS de 300cc.
Esse pensamento também faz sentido no segmento custom/cruiser. Apesar de a BMW já ter investido nesse nicho de mercado até 2004 (com a R1200C) não existe nada no catálogo atual que se aproxime do conceito ilustrado acima. Os alemães pensam em oferecer uma rival à Ducati XDiavel, lançada com muito sucesso no ano passado.
Assim como a BMW, a Ducati também vem de dois anos com crescimentos significativos. As duas marcas (além da KTM) estão se consolidando como as principais fabricantes de motocicletas da Europa e já se enfrentam em alguns segmentos, como as clássicas/retrô (R Nine T e Scrambler), big trail (R 1200 GS e Multistrada Enduro) e superbike (S1000RR e Panigale 1290).