Estudantes do Instituto Europeu de Design criaram diversos projetos conceituais para a BMW G310R, que podem vir a se tornar as próximas variações da pequena roadster alemã.
A iniciativa foi feita como parte de seus trabalhos de conclusão de curso e o conceito que for eleito como o melhor terá um passo adiante dado, com o objetivo final de ser construir um protótipo sobre a plataforma da G310R.
A moto mais conceitual é a futurista “Projeckt BMW Savannah”, projetada para mulheres. Sua característica mais interessante é o recurso “feedback haptic”, almofadas ao lado do tanque que vibram nos joelhos para avisar de perigos nos pontos cegos.
Eles também criaram o G310R Misto, cujas carenagens pode ser adicionadas ou removidas de acordo com o gosto do proprietário, para uso on ou off-road. O que fazer com as carenagens não utilizadas? Pendure-as na parede como uma obra de arte, eles sugerem.
Ainda há os conceitos Street Race e Supermoto, inspirados na S1000RR e R1200R. Voltados para usuários mais jovens, são encarados como uma alternativa mais excitante a um scooter. Nenhum deles utiliza painel de instrumentos. A ideia é que as funções sejam absorvidas pelo smartphone do piloto.
“Queremos trazer algumas das características dessas motos conceito para uma fase mais concreta, mergulhando em alguns aspectos específicos de cada moto, trazendo à vida uma “G310R feita pelo IED”, disse o Gerente de Marketing da BMW Motorrad Italia, Andrea Ferrari.
Curiosamente, outro projeto sem qualquer correlação no Japão também uniu jornalistas, clientes da BMW, revendedores e estudantes de design para descobrir como a G310R pode ser customizada para mulheres.
O resultado foram os conceitos BMW G310R ‘Sporty Scrambler’ e o “City Café Racer Style”. Definitivamente não é difícil imaginar a marca oferecendo uma versão menor da R nine T Café Racer e R nine T Scrambler, por exemplo…