Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

BMW está desenvolvendo sistema de asas móveis para a próxima S1000RR

Lucas Carioli 15 de setembro de 2020


A febre do momento no motociclismo são as asas instaladas nas superbikes. A próxima pode ser as asas móveis, o que também vem sendo chamado de aerodinâmica ativa. E a BMW é a mais nova fabricante a trabalhar nisso com sua própria visão da ideia.

A marca da bavária entrou com pedidos de patentes na Alemanha mostrando desenhos de asas com superfícies aerodinâmicas móveis na parte dianteira e traseira para alterar o arrasto e a força descendente conforme necessário.

O sistema prevê que cada um dos quatro winglets se mova de forma independente sob a gestão da centralina eletrônica da motocicleta, que monitora aceleração, frenagem, velocidade e ângulo de inclinação para determinar a melhor maneira de maximizar a aderência sem aumentar o arrasto aerodinâmico.


Montados na carroceria, os apêndices aerodinâmicos da BMW também podem ser aplicados na parte inferior dos garfos e do braço oscilante. Isso significa que a força descendente é aplicada diretamente às rodas, em vez de tentar comprimir a suspensão.

Em teoria esse pacote de aerodinâmica ativa deve ajudar a aumentar o downforce nas curvas, bem como nas retas, movendo as asas esquerda e direita, dianteira e traseira individualmente para ajustar onde a força é mais necessária.

Não é uma ideia revolucionária. Asas móveis foram usadas brevemente na Fórmula 1 no início dos anos 1990, antes de serem banidas para limitar a velocidade em curva em nome da segurança. O mesmo aconteceu na MotoGP, cujo regulamento proíbe peças móveis nas motos.


Por outro lado, o regulamento do Mundial de Superbike (WorldSBK) é mais permissivo com a utilização de asas móveis, desde que também sejam equipamentos de série nas motos de produção. Campeonato que a BMW está dedicando maior atenção nos últimos anos contando, inclusive, com apoio oficial.

Outra marca que também olha com mais carinho para o WorldSBK é a Honda, que também já foi flagrada desenvolvendo seu próprio sistema de asas móveis. A ideia dos japoneses, entretanto, é retrair seus winglets em alta velocidade, enquanto os alemães preferem manipulá-los como as superfícies aerodinâmicas de um avião, mudando seu ângulo de ataque.

Em um segmento que também funciona como vitrine tecnológica, parece bastante provável que esses desenvolvimentos sejam apresentados oficialmente nos próximos anos. Além de proporcionarem uma vantagem substancial em corridas informais, agregariam valor e prestígio extras.


Tags: BMW S1000RR Segredos WorldSBK

Continue Reading

Previous: Esboços oficiais confirmam: nova Ducati Monster não terá quadro de treliça
Next: Honda pode lançar uma mini Africa Twin em breve, dizem japoneses

Leia também

Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes
  • Segredos

Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes

7 de agosto de 2025
Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900
  • Segredos

Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900

6 de agosto de 2025
Veja os registros de patente da nova BMW F450GS
  • Segredos

Veja os registros de patente da nova BMW F450GS

3 de agosto de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.