A BMW planeja introduzir quadros de fibra de carbono em suas motos em um futuro próximo. A marca alemã já pode criar em massa os componentes estruturais do material, que seria produzido em larga escala pela primeira vez nas motos.
Quem tem alguma intimidade com veículos e corridas já ouviu falar da fibra de carbono. O composto sintético, baseado no elemento químico, membro do grupo 14 da tabela periódica foi descoberto pela primeira vez na indústria da aviação e trazido para as corridas de carros nos anos 80.
Sua principal característica é ser tão leve quanto o alumínio, mas com uma resistência superior à do aço. Graças à complexidade de sua fabricação, a fibra de carbono tem sido usada desde então em carros e motos de competição ou então veículos de rua caríssimos, para poucos. Até agora.
Segundo a prestigiada revista britânica Motorcycle News, a BMW já desenvolveu dois tipos de chassis em fibra de carbono para suas motos: um do tipo dupla trave, semelhante ao utilizado na S1000RR e outro em treliça, mais maleável e moldável, que provavelmente seria usado na R 1200 GS, por exemplo.
O quadro em dupla trave, apesar de semelhante ao de aço em aparência, requer uma construção bastante diferente, através de um processo conhecido como “Pultrusão”, um método em que as tiras de fibra de carbono entrançadas são puxados através de um banho de resina e em seguida aquecidas, para depois serem cortadas no tamanho desejado.
Já o chassi em treliça pode ser feito de uma forma relativamente mais simples e rápida. O processo de Pultrusão ainda é necessário, mas a diferença está na forma como tubos são ligados. Enquanto no aço, eles são soldados entre si, o carbono utiliza blocos de junção para fixa-los juntos. Como o quadro é mais maleável, permite ser instalado em uma gama maior de motos.
A BMW já dispõe de instalações capazes de transformar grandes quantidades de Pultrusão. Alguns carros, como o i3 elétrico e o i8 Híbrido, por exemplo, já possuem monocoque em fibra de carbono, enquanto o Série 7 utiliza uma célula de segurança em torno dos passageiros do mesmo material. Parece que agora chegou a vez das motos.