A BMW Motorrad apresentou, na semana passada, durante o Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de eletrônicos de Las Vegas, um novo sistema de iluminação que utiliza lasers.
O sistema já é oferecido pela BMW nos carros da série 7 e no esportivo i8. Agora, a marca alemã quer introduzi-lo entre as motos e o modelo escolhido para as primeiras experiências foi uma K 1600 GTL, estradeira que no conceito ganhou o nome “Connected Ride”.
Funciona da seguinte maneira: os faróis usam a reflexão de um feixe de laser azul, que incide sobre uma “lâmpada” contendo fósforo amarelo. O laser “agita” as partículas de fósforo produzido uma luz branca pura, que é novamente refletida e projetada.
A luz não é apenas mais branca e brilhante, mas também mais longa. São cerca de 600 metros de iluminação, duas vezes mais do que uma lâmpada convencional. Além disso, não ofusca a visão dos motoristas que vem na direção oposta, como o farol de xênon.
Outra vantagem é sua vida útil, muito mais longa, graças à uma construção compacta, robusta e de baixa manutenção.
Por enquanto a BMW diz que a utilização da tecnologia laser ainda é muito cara para ser utilizada em motocicletas. Entretanto eles esperam que a redução de preços na produção em larga escala desses produtos (assim como também acontece na fibra de carbono) possibilite sua utilização em médio prazo.
Essa é a segunda grande inovação apresentada pela BMW Motorrad em Las Vegas. Na mesma ocasião eles mostraram o projeto de um novo capacete que projeta um visor HUD na frente do olho esquerdo do piloto.