A BMW tem estado bem ativa no que concerne o registro de novos nomes para uso em motocicletas. Agora foi descoberto mais um, “Roctane” indicando a chegada de uma nova versão esportiva.
Ao contrário da sigla R12, descoberta no mês passado, que deixa bem óbvia a sua intenção de reviver uma custom de 1200cc, é mais difícil prever como BMW planeja usar o nome “Roctane”. O registro foi feito na Alemanha é bastante incomum, pois a marca bávara prefere nomear seus modelos com apenas letras e números.
Mas já é possível fazer algumas suposições. O fato do nome começar com um “R” sugere que o modelo provavelmente contém motor “boxer”, já que a letra sempre inicia todas as siglas das motos com esse tipo de propulsor. Um nome parecido, “Rockster” foi usado em uma versão esportiva da R1150R entre 2001 e 2006.
“Octane” também é uma palavra que faz alusão a um desempenho esportivo, mas não um modelo puro sangue que se encaixaria nas classes e categorias usuais da BMW. Uma versão mais apimentada da R18 (ou da planejada R12) parece ser um provável destinatário do emblema.
Em 2019, o conceito R18/2 da BMW anteviu uma versão rebaixada e com carenagem parcial da cruiser R18 quando ainda não havia sido lançada e uma versão de produção dessa máquina ainda não apareceu. Poderia a R18/2 se tornar a Roctane em um futuro próximo? O tempo vai dizer.