Já que todo mundo ficou sabendo antes da hora, a BMW revelou hoje (18), de forma oficial, todos os detalhes da nova R1250GS. Além de 84 cm³ a mais, a motocicleta terá válvulas variáveis (ShiftCam) e uma série de aprimoramentos gerais.
Era para ser uma grande surpresa, mas ainda no início do mês documentos de entrada no Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) revelaram a chegada da motocicleta conforme apuramos aqui. E, para piorar as coisas na BMW, um vídeo oficial foi descoberto pela imprensa holandesa na semana passada.
Conforma já havia sido explicado no vídeo, o novos motores “Boxer” terão 1254cc, o que foi conseguido aumentando o diâmetro do cilindro de 101 mm para 102,5 mm e o curso de 73 mm para 76 mm. Foi a solução encontrada pelos engenheiros alemães para que a motocicleta se enquadrasse às novas normas antipoluição do Euro5 sem perder potência.
Falando em emissões, a nova R1250GS possui um segundo sensor de detonação que permite maior fluxo de combustível com um índice de octanas menor. O sistema de exaustão também foi redesenhado com uma nova forma, comprimento e diâmetro. Um conversor catalítico de circuito fechado com um sensor de oxigênio ajuda a gerenciar as emissões.
A BMW introduziu válvulas variáveis de admissão, de modo que elas se abrissem em diferentes graus, em ordem escalonada. O sistema patenteado como “ShiftCam” usa um atuador deslizando lateralmente no eixo de comando para selecionar o conjunto de virabrequins em uso. Um é com curso menor, para melhor consumo de combustível e torque em baixas rotações. O outro entra em ação em rotações maiores, maximizando a elevação da válvula para um desempenho superior.
De acordo com a marca bávara, todas essas mudanças combinadas aumentaram o desempenho geral do motor, que agora é capaz de render 14,5 kgf.m de torque a 6.250 rpm (enquanto o anterior fazia 12,7 kgf.m). Em temos de potência, isso significou 134 cv a 7.750 rpm, enquanto a última 1200 apresenta apenas 123 cv. Os modelos continuam a ser refrigerados com um refrigeração mista (a ar e líquida).
Os alemães não se concentraram apenas no motor dando à R1250GS uma série de aprimoramentos gerais. A embreagem, por exemplo, recebeu um sistema antiderrapagem, para reduzir o torque do freio-motor que é transferido à roda traseira em reduções aumentando, assim, a estabilidade da motocicleta.
Em termos de eletrônica, a R1250GS conta agora com dois modos de pilotagem padrão, “Road” e “Rain”, além de vários níveis de controle de tração e controle de largada. Naturalmente, tudo isso pode ser customizado pelo proprietário (Dynamic ESA), que ainda ganha o mais avançado sistema de ABS disponível e um “controle de subidas”, que é ativado quando os freios são acionados em cerca de 5%.
O painel é uma tela de 6,5 polegadas em TFT, enquanto que o farol de LED tem novo design. O mesmo não se pode dizer do restante da carroceria que – embora tenha tido mudanças sutis – permanece com o aspecto tradicional da R1200GS, ao contrário das novas F750GS e F850GS, que sofreram mudanças mais radicais nesse sentido.
A BMW também criou duas novas versões para a R1250GS, que serão agora apenas “Exclusive” e “HP”. A primeira se destaca pelas rodas de liga leve e uma pintura em tons mais escuros (Blackstorm Metallic). Já a segunda vem com rodas raiadas douradas e carroceria na cor tricolor oficial da marca.
A versão HP também conta com uma série de opcionais, como uma suspensão mais esportiva projetada para maximizar seu desempenho off-road. A atualização, disponível através do modo Dynamic ESA, aumenta a altura do assento para 35,4 polegadas em comparação com a altura padrão de 33,5-34,3 pol). Um assento de 31,5 polegadas também está disponível.
A BMW não disse nenhuma palavra sobre o preço nem quando acontecerá o lançamento oficial, mas não restam dúvidas de que isso acontecerá, ou no Salão de Colônia, entre 3 e 7 de outubro próximo, ou no Salão de Milão, entre 6 e 11 de novembro, na Itália.
BMW R1250GS Exclusive
BMW R1250GS HP