A BMW Motorrad acaba de lançar o “BMW Motorrad iParts”, um sistema de impressão 3D que permitirá aos revendedores e clientes da marca imprimam peças sobressalentes necessários no local onde estiverem viajando para poder seguir em frente, sem perda adicional de tempo.
A BMW vai selecionar 250 concessionárias em todo o mundo para promover a estreia de um sistema integrado de impressão que permite a fabricação e a usinagem de peças grandes e complexas, como engrenagens, comando de válvulas e blocos de motor. Dessa forma, a marca alemã ampliará a oferta de peças de reposição a outro nível.
Peças menores, como manetes de freio, embreagens e alavancas de câmbio, tampas de válvulas, garfos e mostradores podem ser impressos pelos clientes usando uma impressora 3D da BMW Motorrad iParts. Isso pode ser feito não apenas em casa, mas mesmo fora dela, desde o equipamento esteja convenientemente alojado em um top case ou em uma caixa lateral.
Um top case feito de plástico reforçado com fibra de carbono foi desenvolvido para oferecer peso reduzido de aproximadamente 4,5 quilos em comparação a um top case similar convencional. Uma camada especial garante amortecimento, diminuição de ruído e menor vibração mesmo imprimindo componentes com a motocicleta em movimento. Também foi possível integrar uma fonte de alimentação na parte interna, de modo a evitar que cabos sejam visíveis do lado de fora da caixa.
Os dados de projeto e especificações de material necessários para fins de impressão são fornecidos a partir da nuvem “BMW iCloud”, seja na casa do cliente ou durante a viagem. Os dados são transferidos diretamente para os sistemas de impressão 3D via telefone celular, tablet ou PC. Uma conexão de internet em funcionamento é necessária para um download bem-sucedido.
Qualquer pessoa viajando em sua moto para áreas particularmente remotas do planeta onde uma conexão com a internet nem sempre está disponível pode fazer uso do item de equipamento opcional. Ele permite uma seleção dos dados sobre peças sobressalentes potencialmente necessários para serem salvos via smartphone, antes de a viagem ter início.
Duas décadas de desenvolvimento
A impressão 3D como uma área de desenvolvimento de componentes surgiu há cerca de duas décadas e desde então é conhecida pelo termo “Prototipagem Rápida”. Mesmo naquela época, era possível criar peças de reposição a partir de plástico usando tecnologia laser. Esta tecnologia tem avançado consideravelmente desde então e é agora possível produzir componentes feitos de vários tipos de ligas metálicas a laser.
Além de criar peças metálicas como alumínio, aço e titânio, as impressoras iParts 3D da também permitem a rápida confecção de peças plásticas. Isso significa que um mostrador de vidro danificado em uma queda, por exemplo, pode ser rapidamente substituído por uma versão impressa. É até possível substituir um espelho retrovisor rachado usando impressoras 3D.
A BMW realizou extensivos testes, inicialmente em laboratório e posteriormente em campo, como no interior da Austrália, onde foi submetida a temperaturas de mais de 48º celsius e com altos volumes de poeira, ou ao frio extremo da Antártida. Lá, inclusive, uma equipe de testes rodou em quatro R1200GS sob temperaturas de -52º até chegar ao Polo Sul Magnético no dia 16 de dezembro de 2017 – exatamente 106 anos após a descoberta do lendário explorador Roald Amundsen.
“Mais uma vez fomos capazes de desenhar sinergias internas e aproveitar o trabalho preliminar de desenvolvimento relevante realizado pela BMW Automóveis. O desafio era desenvolver uma impressora 3D pequena, portátil, mas de alto desempenho para transporte na motocicleta. A unidade é equipada com sua própria fonte de alimentação e foi submetida a uma série de testes altamente rigorosos, testes funcionais, tanto em frio extremo e em calor escaldante, com um alto nível de exposição a poeira.” (Ignaz Druckmeyer, chefe da BMW Motorrad iParts)
A exemplo do próprio Amundsen, a expedição ergueu um acampamento, neste caso, simbolicamente representando por uma tenda cujos postes de alumínio foram produzidos diretamente no local usando uma impressora 3D da BMW Motorrad iParts. O lançamento será disponibilizado no mercado em setembro de 2018.