A BMW Motorrad está se preparando para adicionar um novo modelo à linha de customs de 1800cc. Registros de patentes descobertos na Suíça revelam a chegada da versão “R18 Roctane”.
Os documentos descobertos pela imprensa norte-americana tem muito em comum com as outras R18 existentes, mas com algumas diferenças notáveis. A começar pelo código de identificação interno, “0N61”, enquanto as outras têm códigos começando com “0L”.
Isso sugere que a nova versão difere das outras de maneira bastante significativa, seja com uma atualização de chassi ou um fator determinante. O nome parece ser uma combinação da letra “R” e “Octane”, portanto, um modelo mais focado em esportividade pode ser a resposta.
E BMW já brincou com essa ideia com o conceito R18/2 apresentado em 2019. Com rodas de liga, pneus esportivos e assento para apenas um ocupante a moto era “uma moderna e dinâmica cruiser personalizada com um apelo de desempenho que é um pouco mais áspera nas bordas.”
O registro de homologação, no entanto, revela que a novidade possui o mesmo código do motor e os mesmo números de desempenho máximo dos outros modelos: uma potência máxima de 92,2 cv a 4.750 rpm e 15 kgf.m. a 3.000 rpm, além do mesmo código de silenciador dos outros modelos.
Com 261,6 centímetros de comprimento, a Roctane é cerca de 18 cm mais longa que a R18, mas 5 cm mais curta que a Bagger e 2,5 cm mais curta que a Transcontinental. Isso sugere que ela não possui malas laterais ou o top case dos modelos touring.
A classificação de peso bruto do veículo listada também reafirma que a Roctane não terá bagagem. Com 345 kg, a moto tem o mesmo peso da R18 e R18 Classic, em comparação com os 398 kg da R18 Bagger e os 427 kg da Transcontinental, que possuem malas não removíveis.
Não há indícios de quando a BMW pode apresentar a R18 Roctane. Desde que decidiu não mais participar dos grandes salões de motocicletas, a marca alemã tem organizado seus próprios eventos para revelar suas novidades. Mas os documentos de homologação indicam que isso não está distante.